Um Jantar Entre Espiões (“All the Old Knives”)

Taí uma excelente história de espionagem que poderia ter sido contada de maneira bem melhor.

Chris Pine de “Dungeons & Dragons” e Thandiwe Newton de “God’s Country” são Henry e Celia, dois agentes da CIA numa operação antiterrorismo que falha miseravelmente com a morte de todos os passageiros e terrorista num vôo sequestrado. Eles também são amantes.

Quase 10 anos depois, descobre-se que o fracasso da operação se deveu ao vazamento de uma informação onde as evidências apontam para Celia, já fora da CIA e casada (com outro) e com filhos. Cabe a Henry interroga-la discretamente num jantar para tentar saber de toda a verdade.

Baseado no livro homônimo de Olen Steinhauer, o qual também serviu de roteirista, a história dirigida pelo pouco conhecido Janus Metz é o típico caso de um livro que faltou um roteirista mais experiente para adaptar.

Como foi o próprio autor que escreveu o roteiro, dá a impressão de que ele escreveu um livro para falar de outro livro, alterando apenas a forma ou a abordagem. São muitas as truncagens, como se o filme se desenvolvesse afastando as peças do quebra-cabeça ao invés de gradativamente juntá-las. Isso também influi no ritmo, visto que o jantar que permeia quase todo o filme é uma cena estática e os flashbacks entrecortados vão sendo metralhados com transições nada elegantes.

Esses problemas levariam a obra para uma mediana, não fosse o fato da trama ser talvez uma das grandes e intimistas histórias de amor e espionagem contada nos últimos anos. Não que o resultado fosse impossível de prever, mas o conjunto de reviravoltas e as motivações por trás dela, num peso emocional enorme no último ato consegue ofuscar até mesmo a direção que deixa a desejar.

Aí entra o carisma da dupla de protagonistas que exibe uma ótima química seja no passado como amantes, seja no presente como quase antagonistas.

Um Jantar Entre Espiões” deve ser um livro sensacional que virou um bom filme que, apesar de não ter um desenrolar tão digno, conservou a essência da surpresa e emoções finais que mais que valem o tempo do espectador.

Curiosidades:

  • O restaurante, principal cenário do filme, foi construído em estúdio, inspirado no Canlis de Seattle.
  • Thandiwe Newton é 8 anos mais velha que Chris Pine, apesar da diferença de idade entre os personagens não ter sido mencionada.

Ficha Técnica:

Elenco:
Chris Pine
Thandiwe Newton
Laurence Fishburne
Jonathan Pryce
Jonjo O’Neill
Abdul Alshareef
David Dawson
David Bedella
Oscar Coleman

Direção:
Janus Metz

História e Roteiro:
Olen Steinhauer

Produção:
Gail Egan
Matt Jackson
Paula Mae Schwartz
Steve Schwartz
Nick Wechsler

Fotografia:
Charlotte Bruus Christensen

Trilha Sonora:
Jon Ekstrand
Rebekka Karijord

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram