God’s Country

Logo de início parece apenas um filme de americanos fazendo suas “americanices”: uma professora se revolta com um carro de dois caçadores parado em sua propriedade e a animosidade entre eles vai escalando até chegar em consequências chocantes.

Aquela história do direito que ela tem de proteger sua propriedade confrontado com uma cidadezinha com tradição de não respeitar muito a lei. Parece ser aquele tipo de dilema clichê dos EUA. Não deixa de ser. Mas é um pouco mais.

Vou rebobinar e apertar o play novamente Thandiwe Newton de “Caminhos da Memória” é Sandra, uma professora que se mudou para uma fazenda próximo às montanhas e acaba de perder um ente querido. Após o primeiro episódio do carro dos caçadores, inicia-se um conflito de comunicação que a faz se desestabilizar em torno de tudo o que já aconteceu na vida dela.

Num dado momento se percebe que o filme é sobre a protagonista, mais do que sobre o conflito (pelo menos até o último ato) e sobre os elementos que a levaram a essa condição de desequilíbrio e indignação.

Newton está sensacional em sua performance e é um dos pilares da obra. Ela consegue, na complexidade sobre sua personagem, desenvolver outras importantes questões como racismo e assédio, sem ser apelativa.

A produção vai juntando as peças do passado e dando algumas pistas. Repare inclusive que não é imediato que o espectador descobre qual ente querido que Sandra perdeu, pois a direção combina o momento dessa informação com uma cena que cria certa afinidade com um dos antagonistas.

É uma boa abordagem e que na trama funciona sempre: uma pista acompanhada de um fato que potencializa a cena, como na conversa entre o único policial da cidade e a protagonista, que é quando descobrimos porque ela se mudou para lá (interessante a relação entre isolamento versus altitude versos desejo do ente querido perdido).

No último ato essas interessantes questão são reduzidas ao velho embate clichê que, pelo menos, não diminui nem desconsidera a construção da narrativa feita antes, o que, é claro, apesar de previsível, é peça fundamental para seu desfecho, o qual sem dúvida é uma a melhor tomada do filme.

God’s Country” é um ótimo estudo de personagem que vai agradar aos mais pacientes, já que sua narrativa passa ao largo do mainstream, construindo seu suspense dramático com a calma que ele exige.

Ficha Técnica:

Elenco:
Thandiwe Newton
Tanaya Beatty
Kai Lennox
Lynn Solomon
John Hosking
Joris Jarsky
Jefferson White

Direção:
Julian Higgins

História e Roteiro:
James Lee Burke
Julian Higgins
Shaye Ogbonna

Produção:
Miranda Bailey
Halee Bernard
Julian Higgins
Amanda Marshall

Fotografia:
Andrew Wheeler

Trilha Sonora:
DeAndre James Allen-Toole

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram