“Neste filme não é o príncipe que salva a donzela do perigo” – Com uma frase semelhante a essa, a produção começa de um jeito esquisito. Primeiro porque da forma como ela é dita, parece que nunca houve um filme de ação com uma protagonista feminina que se salva, salva o mundo ou ambos. Segundo porque dá um spoiler: qualquer homem que fizer alguma coisa para salvá-la vai se dar mal.
O primeiro ato estabelece uma ótima premissa, tornando a frase desnecessária por revelar demais: Millie Bobby Brown de “Enola Holmes” que parece ter colocado um pouquinho de botox numa beleza que não precisa nem de filtro de Instagram, é Elodie, prometida para casar com um príncipe em um reino distante em troca de ouro para seu reino. Sem contar o que acontece no meio do caminho, ela acaba parando numa gruta que tem um dragão pronta para destruí-la e então cabe a ela escapar com vida.
Como mais da metade do filme se passa no duelo entre Elody e o dragão, a tarefa do diretor Juan Carlos Fresnadillo (“Intrusos”) é fazer ser crível que uma adolescente consegue derrotar ou escapar de um dragão onde exércitos inteiros pereceram.
A notícia boa é que ele consegue: na maioria das vezes o espectador compra sem medo o duelo intelectual e físico, até porque o dragão fala e há uma boa surpresa na relação entre as duas oponentes. A notícia não tão boa é que as poucas vezes em que o roteiro força a barra, a gente tem que respirar fundo para seguir.
Um acerto é o equilíbrio na violência gráfica: apesar de ser um filme para a família, o diretor não se furtou em fazer algumas cenas mais pesadas sem esconder o destino mortal de alguns personagens. O terceiro ato é bem previsível, mas nem por isso menos interessante.
“Donzela” funciona no automático com uma Millie Bobby Brown sempre carismática sem despentear o cabelo, uma boa premissa e uma execução oscilante. Mais que uma Sessão da Tarde, mas sem subir de patamar.
Ficha Técnica:
Elenco:
Millie Bobby Brown
Ray Winstone
Angela Bassett
Brooke Carter
Nick Robinson
Robin Wright
Milo Twomey
Nicole Joseph
Direção:
Juan Carlos Fresnadillo
História e Roteiro:
Dan Mazeau
Produção:
Morgan Bushe
Chris Castaldi
Jeff Kirschenbaum
Jonathan Loughran
Nick Page
Joe Roth
Fotografia:
Larry Fong
Trilha Sonora:
David Fleming