O diretor Todd Haynes de “O Preço da Verdade” traz aqui uma controversa situação mostrando o que acontece quando três pessoas com distúrbios mentais se encontram e sofrem atritos.
Após deixar “Thor – Amor e Trovão”, Natalie Portman é Elizabeth, uma atriz egocêntrica e egoísta que busca sempre manipular as pessoas para que seus papéis sejam destaque. Em seu próximo filme ela vai visitar a pessoa que vai inspirar sua personagem, já que a produção é baseada numa história real: Gracie (Julianne Moore de “Quando Você Terminar de Salvar o Mundo”) é uma mulher que há 20 anos atrás, estuprou um menor, Joe (Charles Melton de “Bad Boys Para Sempre”), e ficou grávida, mas após sair da prisão se casou com ele, que então já tinha mais de 18 anos e vivem juntos até hoje. A visita da atriz vai causar uma série de desentendimentos com segredos vindo à tona, principalmente porque Elizabeth também está mal-intencionada.
É uma espécie de “Cisne Negro” de mão dupla. Ambas as atrizes dão um show de intepretação tão grande que fica difícil para o espectador entender quem está manipulando quem. É esse jogo de gato e rato que é a turbina propulsora da história.
Destaque para a trilha de Marcelo Zarvos (“Cassandro”) que desde o início é sempre incômoda, incitando uma permanente tensão – seja moral, ética ou sexual – e tudo usando praticamente apenas um piano. Funciona muito bem para sobressaltar o público, mesmo que haja mais drama que suspense.
O que faltou foi o ator Charles Melton achar o tom certo para seu personagem, o qual talvez é mais complexo do que sua interpretação sugeriu. É interessante que o desfecho dispensa um senso de propósito de seus personagens, permitindo-os que ao invés de mudarem, eles se dispam para a visão do público, onde a força de uma parte está na fragilidade da outra.
“Segredos de um Escândalo” é um interessante estudo de personagem através de uma situação aterradora que tem ótimas atuações, desenvolve bem a tensão, mas não oferece uma válvula de escape que dê fechamento à história (que não é para ter, mas ainda assim, fica incômodo).
Curiosidades:
- O filme é baseado na história real de Mary Katherine “Mary Kay” Schmitz Letourneau Fualaau que, na década de 90 estuprou um garoto de 12 anos chamado Vili Fualaau. Depois que ela saiu da prisão, eles casaram em 2005 até 2019, com ela morrendo de câncer pouco depois. Só depois da morte dela que Vili Fualaau admitiu que viviam uma relação doentia desde o início.
- Há uma cena em que Elizabeth vê um filme sobre esses eventos, sendo que os artistas que interpretam o casal se parecem mais fisicamente com os verdadeiros que a própria Julianne Moore e Joe Yoo.
- O filme se passa em 2015.
- Natalie Portman começou a imitar os trejeitos da personagem de Julianne Moore sem contar a ela, e a atriz só descobriu bem mais tarde nas filmagens.
- O ator que faz o ex-marido de Gracie também é professor de atuação e na cena da entrevista de Elizabeth na aula de atuação, parte da classe são seus alunos de verdade.
- O título do filme em inglês significa “Maio, Dezembro”. Coincidentemente a primeira exibição do filme foi em maio de 2023 e ele foi adquirido pela Netflix em dezembro de 2023.
Ficha Técnica:
Elenco:
Julianne Moore
Natalie Portman
Charles Melton
Chris Tenzis
Andrea Frankle
Gabriel Chung
Mikenzie Taylor
Jocelyn Shelfo
Elizabeth Yu
Mike Lopez
Joan Reilly
D.W. Moffett
Charles Green
Direção:
Todd Haynes
História e Roteiro:
Ken Aguado
Produção:
Samy Burch
Alex Mechanik
Fotografia:
Christopher Blauvelt
Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos