O novo filme de Nick Cassavetes (“Mulheres ao Ataque”) já começa bem esquisito, mesmo com uma premissa simples: Pai que tem sua filha sequestrada por uma gangue tenta acha-la com a ajuda de uma ex-membro da própria gangue.
O primeiro problema já de cara é que os personagens são muito mal desenhados. Da dupla de protagonista, a mais emblemática é Case (Maika Monroe de “Obsessão”) que participava da gangue e, do nada se dispõe a ajudar o pai da sequestrada, Bob Nikolaj Coster-Waldau (“Caça Mortal”). A gente não sabe se ela faz por altruísmo, se quer se vingar do líder da gangue (Karl Glusman de “Crime e Desejo”) ou se quer voltar a ser membro por amor. A história dela que vai surgindo em fragmentos durante o desenvolvimento da trama tampouco convence.
Ainda no primeiro ato é bastante estranho que Bob, um policial, deixe-se levar por Case pelo argumento que a polícia jamais vai encontrar a gangue e só ela sabe para onde ir, muito menos que ele precisa se tatuar todinho para “parecer um deles”. Dito e feito: não só a sessão de tatuagem foi desnecessária, como os criminosos não parecem fazer a mínima questão de se esconderem.
O melhor aspecto da produção é na violência gráfica em algumas cenas que devem deixar o espectador de queixo caído, pois é mostrado de forma explícita.
Só que mesmo assim, chegamos no último ato sem saber para que exatamente a gangue sequestra garotas (ou pelo menos a menina) ou qual a relação entre a dupla de protagonistas que fica variando entre paternal, platônica e carnal.
Sem contar que a batalha final tinha tudo para ser um excelente clímax, mas o diretor resolveu simplesmente cortar o final e como num passe de mágica, forçar um desfecho que ninguém vai entender como se chegou lá.
Para se ter uma idéia do descompromisso com a coerência, Bob e Case passam dias viajando para um determinado lugar e em 5 minutos conseguem voltar às pressas para onde estavam, como se tivessem atravessado um daqueles portais do Doutor Estranho.
“A Bala de Deus” tem uma ótima premissa que se transforma numa péssima história que consegue se enrolar sozinha e cozinhar os neurônios de quem está vendo… e ainda é longo com mais de 2 horas e meia.
Ficha Técnica:
Elenco:
Maika Monroe
Nikolaj Coster-Waldau
Karl Glusman
January Jones
Jamie Foxx
Paul Johansson
David Thornton
Ethan Suplee
Jonathan Tucker
Brendan Sexton III
Garrett Wareing
Virginia Cassavetes
Kola Olasiji
Direção:
Nick Cassavetes
História e Roteiro:
Nick Cassavetes
Produção:
Donald V. Allen
Michael Mendelsohn
Fotografia:
Kenji Katori
Trilha Sonora:
Aaron Zigman