Entrevista com Deus (“An Interview with God”)

Se você não entende os desígnios divinos, aqui vai um alívio: esse filme entende ainda menos.

O canastra Brenton Thwaites de “Ataque dos Zumbis” é o repórter de guerra Paul que após sua ida ao Afeganistão viu tantos horrores que perdeu um pouco de sua fé. Eis que ele tem a oportunidade de entrevistar ninguém menos que Deus (o sempre competente David Strathairn de “Um Lugar Bem Longe Daqui”) e isso vai mudar o curso da vida do jornalista.

O Deus desse filme é uma espécie de Mestre dos Magos: tudo que ele fala é em enigmas, esperando que o personagem (ou o espectador) fique intrigado. Mas o roteiro é cheio de graves problemas.

O primeiro deles é que por mais que Deus dê uma série de voltas, não há novidades em nada do que fala. OK, não era para ter mesmo, já que tudo está na Bíblia, mas ainda assim, não há um momento de epifania que se possa destacar após ver o filme.

Logo o espectador vai entender que há duas histórias sendo contadas: a vida amorosa de Paul e sua entrevista com Deus. Também não precisa ser vidente (ou Deus) para saber que essas histórias estarão entrelaçadas.

O segundo problema é que eles forçam, mas há a nítida impressão que as histórias são independentes. Quase (eu disse quase) nada de uma história influencia na outra.

A parte que, em tese, é crucial entre as duas, poderia ser muito bem resolvida em 5 minutos, ao invés dos quase 100 minutos de história. É tanto recheio desnecessário que a principal revelação das tramas se dá na parte do relacionamento de Paul e não na entrevista com Deus, a qual começa e termina praticamente pedindo para o personagem crer. Em que? Nele, Deus, e nele, Paul.

Apenas para constar, em momento algum questionamos a religião, mas sim como o filme trata o assunto com aparente displicência, como se apenas quisesse soltar mais um filme gospel na prateleira para ser caça-níqueis.

Entrevista com Deus” falha tanto em entender, quanto mais em explicar o que deveria ser sua missão, sobre bondade, verdade, amor e perdão. Melhor comprar uma bíblia (para quem acredita).

Ficha Técnica:

Elenco:
David Strathairn
Brenton Thwaites
Yael Grobglas
Charlbi Dean
Hill Harper

Direção:
Perry Lang

História e Roteiro:
Ken Aguado

Produção:
Ken Aguado
Fred Bernstein

Fotografia:
Frank Prinzi

Trilha Sonora:
Ian Honeyman

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram