O Exorcista do Papa

O primeiro filme de terror na carreira Russel Crowe é uma grande bobagem baseada num personagem que existiu de verdade, o Padre Gabriele Amorth, exorcista do Vaticano até a sua morte em 2016. Há inclusive um documentário bem fraquinho sobre ele chamado “O Diabo e o Padre Amorth”.

Crowe, visto em “A Verdadeira História de Ned Kelly” é o padre que é designado para investigar um curioso caso de possessão na Espanha numa misteriosa abadia que pode guardar um mal oculto.

Então o filme vira uma mistura mal feita de “O Exorcista” e “Invocação do Mal”, só que sem a relevância do primeiro e os sustos do segundo. Os roteiristas não conseguiram engendrar cenas que provoquem tensão real e apelaram para velhos clichês que curiosamente ficaram até meio cômicas, como a cena em que uma personagem afunda na cama ou outra em que uma a irmã da criança possuída meio que desaparece no armário.

Tudo isso termina de forma esquisita, meio como num passe de mágica, devido ao fato de nem mesmo os roteiristas entenderem como as sequencias deveriam funcionar.

Para piorar o protagonista tem aquele senso de humor difícil de engolir em situações que deveriam ser de tensão e horror. Uma ressalva: em vários artigos sobre o verdadeiro Padre Amorth, é mencionado fortemente seu senso de humor, mesmo em momentos cruciais de exorcismo. Só que, por mais que seja verdade, como narrativa cinematográfica, isso acaba diluindo o terror e dá um ar daquelas brincadeiras comerciais em produções que se encaixariam em qualquer gênero.

Essa roupagem mainstream chega no ponto do Padre Amorth formar uma dupla com um padre novato Esquivel (Daniel Zovatto de “Encalhados”) como naqueles filmes de duplas policiais no estilo “Máquina Mortífera”, “Bad Boys” ou “Homens de Preto”.

O terceiro ato parece mais um filme de ação sobrenatural do que de terror propriamente dito. Tanto que o desfecho insinua que este pode ser a primeira parte de uma franquia. Mas começando desse jeito, com poucos sustos, descambando para uma ação com bom humor e apenas pitadas de terror, só a maquina de moer franquia dos estúdios vai dizer se isso dá futuro.

Curiosidade:

  • A idéia do padre Amorth andar de vespa foi do próprio Russel Crowe que observou durante as filmagens vários padres fazendo o mesmo.

Ficha Técnica:

Elenco:
Russell Crowe
Daniel Zovatto
Alex Essoe
Franco Nero
Peter DeSouza-Feighoney
Laurel Marsden
Cornell John
Ryan O’Grady
Bianca Bardoe
Santi Bayón
Paloma Bloyd

Direção:
Julius Avery

História e Roteiro:
Michael Petroni
Evan Spiliotopoulos
R. Dean McCreary
Chester Hastings
Jeff Katz

Produção:
Doug Belgrad
Michael Patrick Kaczmarek
Jeff Katz

Fotografia:
Khalid Mohtaseb

Trilha Sonora:
Jed Kurzel

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram