Apesar do título seja no original em inglês ou em português constar a palavra “verdadeira”, o filme é um retrato ficcional do criminoso Ned Kelly que, com sua gangue foi responsável por uma série de delitos, principalmente roubos e assaltos, na Austrália colonial entre 1870 e 1880.
O diretor Justin Kurzel do fraquíssimo “Assassin’s Creed” resolveu trazer uma narrativa meio que abstrata e subjetiva à história, tentando imprimir a sua “arte”, mas não deu muito certo.
A produção mostra Kelly ainda criança com seus traumas pela mãe manipuladora e os homens que passaram pela sua vida, até sua fase adulta – na pele de George MacKay de “Passei por Aqui” – onde a devoção pela mãe o leva a cometer seus crimes e afetar sua sanidade mental.
É interessante nesse meio tempo o desfile de artistas do time A de Hollywood como Russel Crowe (“Uma Verdade Anulada”), Charlie Hunnam (“O Último Toque”), Thomasin McKenzie (“O Ataque dos Cães”), Nicholas Hoult (“O Menu”) entre outros.
Só que o diretor pareceu mais interessado em mostrar as estrelas do que contar a história, pois elas entram e saem da trama com recortes mal feitos, ainda que deem uma importante contribuição de interpretação nesse meio do caminho.
O espectador segue as pouco mais de 2 horas de filme como se cada ato se dividissem em esquetes onde determinado artista é o foco para depois ele sumir com uma breve explicação ou às vezes simplesmente por conveniência do roteiro.
O diretor inclusive falha no principal: mostrar a relevância de Ned Kelly como criminoso que justificasse uma caçada tão acirrada. Pelo contrário: ao focar numa jornada intimista do personagem, perde-se o factual, com a história mais focada no interior do protagonista do que em seus atos, o que não ajuda em nada no desenvolvimento junto ao público.
Apesar de um ótimo design de produção e cenas muito bem montadas com destaque para a fotografia de Ari Wegner (“Ataque dos Cães“), o que sobra em técnica, falta bastante em narrativa e transforma “A Verdadeira História de Ned Kelly” um conto subjetivo cheio de pontas e cenas soltas que apenas ficam à deriva no meio da trama.
Ficha Técnica:
Elenco:
George MacKay
Essie Davis
Charlie Hunnam
Russell Crowe
Nicholas Hoult
Thomasin McKenzie
Ben Corbett
Orlando Schwerdt
Chase Oosterweghel
Claudia Karvan
Sean Keenan
Ross Knight
Josephine Blazier
Louis Hewison
Earl Cave
Lola Hewison
Marlon Williams
Paul Capsis
Jillian Nguyen
Direção:
Justin Kurzel
História e Roteiro:
Shaun Grant
Produção:
Justin Kurzel
Paul Ranford
Hal Vogel
Liz Watts
Fotografia:
Ari Wegner
Trilha Sonora:
Jed Kurzel