Furiosa: Uma Saga Mad Max (“Furiosa: A Mad Max Saga”)

Não sei se perceberam, mas a obra prima “Mad Max – Estrada da Fúria” em 2015 funcionou um pouco como uma passagem de bastão entre Max (Tom Hardy) e Furiosa (Charlize Theron), como se o arco de Max estivesse próximo do fim e com uma personagem Furiosa mais profunda e bem desenvolvida, inclusive com participações praticamente iguais em tempo de projeção.

Não é à toa: quando o diretor George Miller escreveu o filme, ele já tinha escrito a origem de Furiosa e todos os eventos que a levaram àquele momento. Com o mega sucesso de “Estrada da Fúria”, era só uma questão de tempo para “Furiosa” ser feita.

Miller repete o Tour de Force de ação eletrizante num universo cada vez mais em expansão para contar a história da jovem Furiosa que foi sequestrada de sua comunidade e da sua luta ao longo dos anos para voltar para casa (o que já sabemos por “Mad Max” que ainda não vai acontecer).

Na verdade, a saga de Furiosa vira um ótimo pretexto para entender como se formou o império do Immortan Joe (o vilão de “Mad Max”), que é muito maior do que visto antes.

Anya Taylor-Joy (“O Menu”) que já provou que sabe o que faz, encara a sua protagonista com a garra que precisa e, como de praxe na saga do diretor, ela faz muito com pouquíssimas falas e uma preparação física exemplar.

A outra surpresa fica por conta de Chris Hemsworth (“Resgate”) em seu primeiro papel de vilão que, por sinal, rivaliza no protagonismo com Furiosa, e é daqueles vilões despeitados que odiamos amar. Finalmente, talvez o maior destaque fique com Alyla Browne de “Era Uma Vez um Gênio“, atriz mirim que faz a jovem Furiosa e que praticamente domina a primeira hora da produção conseguindo comunicar perfeitamente suas emoções apenas com seu olhar e expressões e poucas palavras. A cena em que ela fala no primeiro confronto entre Dementus e Immortan Joe é sensacional.

Os efeitos especiais são caprichados com um CGI mais capacitado, mas que às vezes escorrega, e micro edições quase imperceptíveis e que dão mais velocidade à narrativa. Por mais épico que seja, ainda não alcança “Mad Max – Estrada da Fúria” no conjunto da obra, mas a conexão entre as duas histórias é perfeita, inclusive com uma ou duas surpresas do tipo “piscou, dançou” que fazem toda a diferença (veja mais nos spoilers).

Furiosa” tem o padrão de qualidade altíssimo que o diretor George Miller impõe e mostra que domina esse território como ninguém, deixando até a porta aberta para uma trilogia. Acelera!

Curiosidades:

  • Anya Taylor-Joy só aparece depois de 1 hora de filme. Ela só tem 30 linhas de diálogo em todo o filme.
  • O diretor revelou que o filme tem poucos diálogos porque ele queria um filme com uma dinâmica veloz e que ele acha que diálogos freiam essa dinâmica.
  • Anya Taylor-Joy não tinha carteira de motorista até fazer o filme, que precisou que ela dirigisse.
  • Muitos personagens do filme aparecem pela primeira vez no cinema, mas já haviam feito sua estréia no vídeo game “Mad Max” de 2015.
  • Anya Taylor-Joy deveria ficar careca ao longo do filme, mas a maior parte dele foi feito com sua vasta cabeleira por causa dos contratos milionários de modelo que a impedem de cortar o cabelo. Por isso as poucas cenas dela careca no final foram feitas com dublês e efeitos especiais. A ironia é que no roteiro original de “Mad Max – Estrada da Fúria”, Furiosa tinha cabelos longos, mas Charlize Theron pediu para modificar seu personagem raspando a sua cabeça.
  • O mais longo filme de todos os da saga “Mad Max” (5 ao todo) com 148 minutos.
  • Elsa Pataky, esposa de Chris Hemsworth também atua no filme em 2 papéis diferentes: a amiga da mãe de Furiosa e uma das capangas de Dementus.

***SPOILERS – SÓ LEIA SE JÁ ASSISTIU AO FILME***

  • Furiosa” termina exatamente onde “Mad Max – Estrada da Fúria” começa.
  • Max faz uma breve aparição de poucos segundos de costas, tal qual no início de “Mad Max – Estrada da Fúria”. Mas como ele aparece de costas, é interpretado pelo dublê de Tom Hardy que também foi o coordenador de dublês desse filme.
  • Inclusive especula-se que nessa cena ele possivelmente salvou Furiosa da morte (só vocês vendo para entender).

Ficha Técnica:

Elenco:
Anya Taylor-Joy
Chris Hemsworth
Tom Burke
Alyla Browne
George Shevtsov
Lachy Hulme
John Howard
Angus Sampson
Charlee Fraser
Elsa Pataky
Nathan Jones
Josh Helman
David Field
Rahel Romahn
David Collins

Direção:
George Miller

História e Roteiro:
George Miller
Nick Lathouris

Produção:
George Miller
Doug Mitchell

Fotografia:
Simon Duggan

Trilha Sonora:
Tom Holkenborg

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram