A Grande Entrevista (“Scoop”)

Em 16 de novembro 2019, o programa Newsnight da BBC britânica exibiu uma entrevista exclusiva com o Príncipe Andrew, Duque de Edimburgo (ou Duque de York), segundo filho homem da Rainha Elizabeth II após o Príncipe Charles (e terceiro filho ao todo), onde ele fala pela primeira vez sobre sua polêmica amizade com Jeffrey Epstein, investidor americano que foi preso em julho de 2019 e morto 1 mês depois de forma misteriosa, sendo considerado pela polícia como suicídio.

A história dessa entrevista e seus desdobramentos é o cerne da premissa desta produção: Billie Piper de “Cidade das Luzes” é a jornalista Sam McAlister que sob o pretexto de limpar o nome do príncipe, cuja assessoria de imprensa estava empenhada nisso, consegue essa exclusiva para o programa capitaneado pela famosa entrevistadora Emily Maitlis (Gillian Anderson de “O Pálido Olho Azul”).

Como todo filme que traz os bastidores da notícia, há toda uma escalada técnica para que a equipe consiga seus propósitos, mesmo sob as regras da família real, desde o networking necessário, até os ensaios da entrevista, junto com as investigações, além de mostrar ao espectador os riscos para a emissora de que o conteúdo ou até mesmo o tom do programa fossem errados ou mal desenhados.

Só que há mais alguns elementos narrativos que se destacam no filme, como a equipe principal formada majoritariamente por mulheres, cujas habilidades foram fundamentais para essa empreitada. Aliás, destaque para Romola Garai de “Uma Vida” que está apaixonante no papel de chefe da redação. Ainda sobre o elenco, mesmo com ele em altíssimo nível de atuação, é impossível não citar que Rufus Sewell (“Tempo”) no papel do Príncipe está irreconhecível e deveria ter sido indicado tranquilamente a vários prêmios pela sua performance.

Finalmente um aspecto interessante do roteiro é como conflitos internos dentro de uma equipe são tratados em prol de um propósito maior e como esse propósito pode influenciar no equilibro da vida pessoal com a profissional. Mesmo sendo um objeto secundário da trama, a obra trata do tema com o mesmo carinho que a premissa principal.

Baseado no livro escrito pela própria jornalista Samantha McAlister, “A Grande Entrevista” é tecnicamente muito bem executado e com ótimas performances, ainda trazendo uma parte relevante de uma das histórias mais devastadoras do show business mundial.

Curiosidades:

  • Para quem não sabe, Jeffrey Epstein era um explorador de menores e tinha diversas localidades no mundo, inclusive uma ilha, onde seus amigos milionários pagavam para orgias com meninas. A lista de amigos que participavam nunca foi divulgada, o suicídio é considerado por muitos especialistas como queima de arquivo. Entretanto, Epstein era visto publicamente com muitas celebridades, além do Príncipe Andrew, dentre elas, o ex-presidente Bill Clinton, Donald Trump e até mesmo Bill Gates.
  • Emily Maitlis tinha realmente um cachorro e o levava para a emissora.

Ficha Técnica:

Elenco:
Billie Piper
Gillian Anderson
Rufus Sewell
Romola Garai
Connor Swindells
Kate Fleetwood
Colin Wells
Lia Williams
Aoife Hinds
Paul Popplewell
Jordan Kouamé
Richard Goulding
Keeley Hawes
Alex Waldmann

Direção:
Philip Martin

História e Roteiro:
Peter Moffat
Geoff Bussetil

Produção:
Radford Neville
Hilary Salmon

Fotografia:
Nanu Segal

Trilha Sonora:
Anne Nikitin
Hannah Peel

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram