Imaginário (“Imaginary”)

O marketing brasileiro das produtoras deve pensar que o espectador é débil mental: não satisfeito com o título “Imaginário” que é a tradução literal do original, colocaram um subtítulo “Brinquedo Diabólico” para terem a certeza de que vamos entender sobre o que é o filme. A indústria do cinema acha que lida com idiotas e não entendem por que roteiros mal escritos não fazem sucesso.

Mas vamos lá: esse terror é uma colagem mal-feita de idéias de vários outros filmes que o precederam, inclusive do clássico “Poltergeist”, homenageado num de seus posters (veja figura abaixo).

Até o ursinho é o mesmo

DeWanda Wise de “Vingança & Castigo” é Jéssica que se muda com seu marido e suas duas filhas postiças (já sabe que tem atrito aí) para a casa onde nasceu, numa tentativa de se reencontrar. É quando a caçula Alice encontra um urso de pelúcia que passa a ser seu amigo imaginário. Por trás disso há uma entidade com planos malignos para a família.

Como muitos filmes de terror medianos, o início dessa produção dirigida por Jeff Wadlow (“Ilha da Fantasia“) é até um pouco promissor e há uma construção de tensão que leva a uma ótima reviravolta lá pelo final do segundo ato. Entretanto, a partir daí tudo desaba.

Os realizadores chuparam o terceiro ato inteiro da franquia “Sobrenatural”, só que pegando as piores idéias e daí o roteiro vira um compilado de “a regra é não ter regras”, valendo de tudo, sendo que nem os poucos sustos são criativos ou bem encenados para provocar alguma reação no público. Mesmo o joguinho que fazem com a dualidade entre a dimensão da “imaginação” e a realidade já é manjado à exaustão, que vai levar a um desfecho engraçadinho, mas ordinário.

Imaginário” é a indústria de manufatura de terror chegando a um cansaço de idéias e minando mais uma vez a credibilidade de um gênero que deveria ter muito a oferecer.

Curiosidades:

  • O filme que Taylor (a filha mais velha) e Liam (o vizinho) assistem na TV é “Meu Namorado é um Zumbi”.
  • A casa fica na Rua Elm (dá para ver o endereço numa correspondência) que é a mesma rua onde se passa o clássico “A Hora do Pesadelo”.

Ficha Técnica:

Elenco:
DeWanda Wise
Taegen Burns
Pyper Braun
Betty Buckley
Tom Payne
Veronica Falcón
Samuel Salary
Matthew Sato
Alix Angelis

Direção:
Jeff Wadlow

História e Roteiro:
Greg Erb
Jason Oremland
Jeff Wadlow

Produção:
Jason Blum
Paul Uddo
Jeff Wadlow

Fotografia:
James McMillan

Trilha Sonora:
Omer Ben-Zvi
Alexandre Cote
Kevin Lax
Bear McCreary
Sparks & Shadows

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram