Nandor Fodor e o Mangusto Falante (“Nandor Fodor and the Talking Mongoose”)

Alguns filmes buscam uma profundidade que não têm e, nessa busca, acabam escancarando o quanto são rasos. É o caso desse filme com esse estranho título que, pasmem, é baseado em um caso, ou melhor, dois casos reais. Mas você vai saber mais sobre isso nas curiosidades.

Como o filme é protagonizado por Simon Pegg (o alívio cômico da franquia “Missão Impossível”) subentende-se que é uma comédia. Mas se não fosse por isso seria difícil definir exatamente o gênero da produção, já que ela não desperta nenhum sentimento no espectador.

Pegg é Nandor Fodor, um psicólogo paranormal cético que dedica sua vida a desbaratar casos supostamente sobrenaturais. Em 1935 chega a ele uma carta sobre um mangusto falante na fazenda de uma família que mora numa cidadezinha, onde todo mundo acredita na sua existência, mas ninguém nunca o viu. Ele parte para resolver o mistério, mas vai descobrir que não vai ser nada fácil provar que a tal criatura seria uma farsa.

A introdução dura uma eternidade e nos diz pouquíssimo sobre a conexão que deveríamos sentir quanto aos personagens. Simon Pegg tenta fazer um protagonista que misture humor com arrogância, mas faltou técnica e o roteiro também não contribui.

Quando finalmente, quase lá pela metade, começa a tal caça ao mangusto, não há nenhuma cena que prenda o público ou que desperte qualquer reação. É tão parado e tão insosso que a gente só sabe da cena do clímax depois que a cena passa e o filme acaba “sem se despedir”.

Nesse desfecho o diretor tenta dar uma profundidade filosófica que a história nunca teve e até nisso consegue errar, propondo uma discussão inútil sobre o sentido da vida.

Nandor Fodor e o Mangusto Falante” é uma péssima idéia seguida de uma terrível perda de tempo. Seus realizadores deveriam ser exonerados de suas funções na indústria do cinema.

Curiosidades:

  • Porque eu disse que é baseado em 2 casos reais:
    • Nandor Fodor existiu de verdade, e viveu entre 1865 e 1964.
    • O caso da criatura falante também existiu de verdade, apesar de Nandor Fodor nunca ter tido conhecimento ou ter ido lá. Obviamente nunca ninguém provou a farsa, muito menos viu a criatura.

Ficha Técnica:

Elenco:
Simon Pegg
Minnie Driver
Christopher Lloyd
Tim Downie
Gary Beadle
Paul Kaye
Jessica Balmer
Ruth Connell
Emilio Calcioli
Edmund Kingsley
Drew Moerlein

Direção:
Adam Sigal

História e Roteiro:
Adam Sigal

Produção:
Jack Christian
Robert Paschall Jr.
Sasha Yelaun

Fotografia:
Sara Deane

Trilha Sonora:
Bill Prokopow

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram