Eu, Capitão (“Io Capitano”)

Um dos grandes filmes indicados ao Oscar de Filme Estrangeiro veio da Itália e foi feito por Matteo Garrone que em seu histórico coleciona alguns filmes bem abaixo da média como uma das piores versões de “Pinóquio” e o fraquíssimo “Conto dos Contos”.

Ele deixa um pouco a fantasia de lado e traz uma bela história de sofrimento de dois jovens senegaleses, Seydou e Moussa, menores de 18, que sonham em tentar a vida na Europa com relatos de sucesso vindos de longe. Mas eles verão que a travessia é cheia de perigos onde só os fortes sobrevivem.

Mesmo sendo um tipo de história que não é incomum – a travessia ou jornada geográfica que testa os limites dos protagonistas – o roteiro, além de forte na proposta, mostra uma realidade pouco conhecida que atualmente está sendo noticiada bastante que é a migração de africanos, principalmente de religião muçulmana, para a Europa.

Nossos heróis, como centenas antes deles, caem em todas as armadilhas daqueles que se propõe a fazê-los cruzar o caminho na ilegalidade, único meio para quem só consegue guardar tão pouco dinheiro. A jornada geográfica de ambos confunde-se com a emocional, num sentimento que varia a toda hora entre a desistência da própria vida ao otimismo por um centímetro a mais conquistado.

Nesse terreno tão inóspito, Garrone brilha ao colocar pitadas de fantasia da imaginação de Seydou como ferramenta narrativa e também cria junto com o diretor de fotografia Paolo Carnera (“O Tigre Branco”) inebriáveis tomadas que representam tanto a beleza da natureza quanto a crueza do ser humano, indo da cidade ao deserto e ao mar, através de um espetáculo de cores e contrastes (a cena de um barco passando por uma estação petroleira é de tirar o fôlego).

Eu, Capitão” é mais um daqueles triunfos da natureza humana que sabe não ser repetitivo e tecnicamente impecável.

Curiosidades:

  • No início dos créditos finais, aparece um mapa com todo o trajeto percorrido pelos protagonistas.
  • Os nomes dos personagens Seydou e Mussa são os mesmos nomes dos atores que os interpretam, respectivamente, Seydou Sarr e Moustapha Fall (Mussa é uma abreviação para Moustapha).

Ficha Técnica:

Elenco:
Seydou Sarr
Moustapha Fall
Issaka Sawadogo
Hichem Yacoubi
Doodou Sagna
Ndeye Khady Sy
Venus Gueye
Oumar Diaw

Direção:
Matteo Garrone

História e Roteiro:
Matteo Garrone
Massimo Ceccherini
Massimo Gaudioso
Andrea Tagliaferri

Produção:
Paolo Del Brocco
Matteo Garrone

Fotografia:
Paolo Carnera

Trilha Sonora:
Andrea Farri

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram