Garotas em Fuga (“Drive-Away Dolls”)

https://www.youtube.com/watch?v=K-H8t8UoplA

Pela primeira vez em sua filmografia, os icônicos irmãos Coen deram um tempo. Os irmãos mais que premiados por filmes como “Fargo”, “Bravura Indômita” e “Onde os Fracos Não Têm Vez”, apenas para citar alguns, resolveram seguir temporariamente caminhos distintos e se dedicar a projetos solos. O primeiro filme de Ethan sem seu irmão Joel Coen mostra o quanto eles juntos fazem a diferença.

Margaret Qualley de “IO – O Último da Terra” e Geraldine Viswanathan de “Má Educação” são Jamie e Marian respectivamente, duas garotas lésbicas que resolvem alugar um carro e ir para o sul dos EUA, sem saber que dentro dele há uma maleta com um conteúdo misterioso e procurado por gangsters.

O que era para ser uma daquelas comédias ácidas, típicas dos Coen, virou um amontoado de cenas que não conseguem se concentrar ou mesmo sequer apontar para a direção de sua própria essência. Tudo é tratado com tanta superficialidade que as tramas ficam mais rasas com o passar do tempo (deveria ser o contrário) e as piadas vão fazendo menos graça.

A dinâmica entre as duas amigas que tenta com muito esforço se reverter numa comédia romântica não diz a que vem e há uma forçada de barra que parece não fazer sentido para as próprias protagonistas. O sotaque sulista superficial de Qualley é irritante, enquanto Geraldine Viswanathan copia seu carisma de mocinha comportada de seus outros filmes.

Há ainda terríveis cenas de transição com inspiração hippie estrelando a cantora Miley Cyrus que, mesmo tendo uma explicação ao final, agrega zero na história, como se fossem feitas apenas para que o filme atinja seus míseros 84 minutos (pelo menos é rápido).

A trama da maleta quanto mais tempo passa, pior fica. A grande revelação é pífia e só não é pior que a participação do amigão dos irmãos Coen Matt Damon que entrou na sua maior roubada da década, mesmo que seja somente por alguns minutos.

Garotas em Fuga” chega no máximo à mediano, resultando numa comédia sem graça e sem rumo. Agora é rezar para Joel voltar com Ethan.

Curiosidades:

  • A personagem de Miley Cyrus se chama Tiffany Plastercaster que é baseada na artista plástica Cynthia Plaster Caster, famosa por fazer moldes de pênis de celebridades.
  • Há uma cena em que as personagens dizem que vão para Massachusetts, pois lá é permitido o casamento gay. Só que o filme se passa em 1999 e o casamento gay só foi aprovado no Estado em 2004.

Ficha Técnica:

Elenco:
Margaret Qualley
Geraldine Viswanathan
Beanie Feldstein
Joey Slotnick
C.J. Wilson
Colman Domingo
Pedro Pascal
Bill Camp
Matt Damon
Connie Jackson
Annie Gonzalez

Direção:
Ethan Coen

História e Roteiro:
Ethan Coen
Tricia Cooke

Produção:
Tim Bevan
Ethan Coen
Tricia Cooke
Eric Fellner
Robert Graf

Fotografia:
Ari Wegner

Trilha Sonora:
Carter Burwell

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram