Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes (“Rebel Moon – Part Two: The Scargiver”)

A segunda parte dessa empreitada de Zack Snyder começa sem nenhuma sutileza: o vilão Atticus é curado de sua quase morte em segundos e quer voltar à lua de Veldt para trucidar Kora e seus aliados. Ela, que ficava enrolando Gunnar o filme passado inteiro, fica com ele de cara. Tudo isso em menos de 10 minutos. Então os aliados devem se preparar para a guerra.

Essa preparação ocupa mais ou menos 70% do filme com uma enxurrada de câmeras lentas e diálogos desnecessários, com direito a cada um dos aliados contar a sua história pessoal que já havia sido meio que contada no capítulo anterior.

Até aí o diretor exibe uma abordagem visual em que mistura efeitos especiais de ponta com cenas quase caseiras, além de levar ao exagero o que era uma vantagem em “Star Wars”, sobre a tecnologia de ponta estar aliada com costumes antigos, como espadas, ou uma roldana que parece da década de 40, feita para que um sodado gire um imenso canhão que está montada em cima da nave mãe que paira sobre o céu.

Talvez essa precariedade tecnológica seja simbólica no sentido em que a própria história é rasa e cheia de falhas, ficando no simplório muito mais que o simples. O roteiro tenta disfarçar com subtramas de alguns segundos de cada personagem, mas só faz esticar o irrelevante, tornando o ritmo enfadonho.

Com muita luta – do espectador – chega-se ao último ato que é o melhor (ou menos pior), pois conta com a batalha final. A obsessão de Syder por câmera lenta onde não faz sentido atrapalha o acompanhamento, além de recair em alguns clichês lamentáveis, como a horda de soldados inimigos não ter fim ou então alguns personagens que bradam espadas chegam tranquilamente em soldados armados enquanto estes esperam calmamente para serem eliminados. É muito para se engolir.

A melhor e mais inspirada cena é a da luta final de Kora com Atticus, a qual parece ser a única digna de um cinemão, se bem que a melhor parte é eclipsada pelo diretor para conter menos violência. Mesmo assim, é o único momento em que efeitos especiais, coreografia, ritmo e desfecho narrativo conseguem atingir o equilíbrio.

Rebel Moon 2” consegue ser chato de uma forma diferente do primeiro – que também o foi – e da história chupada de clássicos da ficção, pouco se salva.

Ficha Técnica:

Elenco:
Sofia Boutella
Djimon Hounsou
Ed Skrein
Michiel Huisman
Bae Doona
Ray Fisher
Anthony Hopkins
Staz Nair
Fra Fee
Cleopatra Coleman
Stuart Martin
Ingvar Sigurdsson
Alfonso Herrera
Cary Elwes
Rhian Rees
Elise Duffy
Sky Yang
Charlotte Maggi
Stella Grace Fitzgerald
Dustin Ceithamer
Josefine Lindegaard
Melissa Hunt
Sisse Marie
Thomas Ohrstrom
Thor Knai
Savanna Gann
Danielle Burgio
Julian Grant
Patrick Luwis
Tomm Voss
Christine Kellogg-Darrin
Skylar Okerstrom-Lang
Caden Dragomer

Direção:
Zack Snyder

História e Roteiro:
Zack Snyder

Produção:
Zack Snyder
Kurt Johnstad
Shay Hatten

Fotografia:
Zack Snyder

Trilha Sonora:
Tom Holkenborg

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram