O Canto do Cisne (“Swang Song”)

A essência do filme é exatamente idêntica ao filme “Dual” e a um dos episódios de Black Mirror, mas com um gênero e abordagem diferente, o que, sem trocadilhos, faz toda a diferença.

Num futuro alternativo a tecnologia chegou num ponto onde, caso você esteja morrendo, é possível criar um clone idêntico a você e com as mesmas memórias de forma que, após o processo, ele nem saiba que é um clone porque ele é… você. Tudo bem, não vamos entrar no mérito de como uma tecnologia tão avançada não consegue curar doenças como câncer e afins.

É isso o que está acontecendo com Cameron (Mahershala Ali de “Alita: Anjo de Combate”) e ele opta pela criação de seu clone com a Dra. Scott (Glenn Close de “Quatro Dias”), pois teme que sua falta faria sua esposa Poppy (Naomie Harris de “Venom 2”) e filho desabarem de vez. Só que a jornada nesse processo será dolorosa, inclusive para seu clone, pois parte da história se concentra no passado e de como ele construiu sua vida até então.

Quem ainda tinha alguma dúvida do enorme talento de Mahershala Ali, aqui elas já caem por terra. Ele manda no filme como o próprio Cameron e seu clone, com um carisma e sensibilidade inigualáveis. Sem contar que o elenco como um todo está em perfeita sincronia.

A produção acerta em cheio ao imaginar um futuro possível com tecnologia de ponta, incluindo excelentes mostra de design (não é coincidência que foi feito para a Apple TV) e uma consciência ambiental que, através da fotografia de Masanobu Takayanagi (“Stillwater: Em Busca da Verdade”), mostra como se pode conciliar o poder da tecnologia com a natureza sem machucá-la (pelo menos na ficção).

A direção do estreante Benjamin Cleary dá uma paz no meio do drama, aliada à trilha de Jay Wadley (“Estou Pensando em Acabar com Tudo”) que até nos momentos mais tensos, consegue uma narrativa coesa que desemboca num desfecho emocionante sempre com pequenas reviravoltas plantadas ao longo do caminho.

O Canto do Cisne” esbanja talento de atuação com uma direção segura e discreta que proporciona ótimos momentos sensoriais, junto a uma tenra narrativa para emocionar sem fazer força.

Ficha Técnica:

Elenco:
Mahershala Ali
Naomie Harris
Awkwafina
Glenn Close
Nyasha Hatendi
Adam Beach
Lee Shorten

Direção:
Benjamin Cleary

Roteiro:
Benjamin Cleary

Produção:
Mahershala Ali
Rebecca Bourke
Jonathan King
Jacob Perlin
Adam Shulman
Mimi Valdes

Fotografia:
Masanobu Takayanagi

Trilha Sonora:
Jay Wadley

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram