Poderia ser um drama clichê onde um pai americano (Matt Damon de “O Último Duelo”) visita sua filha presa na França (Abigail Breslin de “Zumbilândia”) e através de novas evidências, tenta a qualquer custo provar a inocência dela.
Só que há dois fatores principais que fazem dessa produção dirigida por Tom McCarthy do premiado “Spotlight – Segredos Revelados” acima da média.
O primeiro é o protagonista Bill (Damon): longe de ser um herói, ele é um americano sulista com o típico estereótipo machista e preconceituoso que, mesmo sabendo que tem inteligência limitada e basicamente braçal, insiste em falar inglês com os franceses, o que inclusive dá um toque de realidade que pouco vemos nesse tipo de produção. Damon mais uma vez se mostra excelente em sua performance, incorporando os trejeitos do nativo de Oklahoma, indo da submissão à arrogância. Dessa forma, temos que o personagem principal é desenhado para que nem o espectador acredite em sua capacidade de fazer algo construtivo e, inclusive, nem sua filha ou família acreditam.
O segundo fator é o roteiro junto com a direção que leva à duas subtramas distintas que se complementam sem fragmentar a narrativa: a obstinação de Bill no caso da filha, beirando limites perigosos, e a vizinha de apartamento que Bill conhece, a francesa Virginie (Camille Cottin de “Casa Gucci”) que, junto com a sua filhinha Maya, vão conquistar seu duro coração e dar a Bill novas perspectivas de vida. Então mesmo que a trama sobre a inocência de sua filha seja a essência da história e tenha algumas pequenas, mas interessantes reviravoltas, esse florescer de uma nova perspectiva para o protagonista criar novas camadas emocionais, elevando o drama de patamar.
“Stillwater” é um filme pesado pincelado de leveza com um roteiro inteligente e um Matt Damon que consegue uma surpreendente complexidade dramática num papel que poderia ser desperdiçado se fosse com outro ator.
Ficha Técnica
Elenco:
Matt Damon
Camille Cottin
Abigail Breslin
Lilou Siauvaud
Deanna Dunagan
Idir Azougli
Anne Le Ny
Moussa Maaskri
Isabelle Tanakil
Naidra Ayadi
Gilbert Traïna
Pierre Piacentino
Hamza Baggour
Jean-Marc Michelangeli
William Nadylam
Nassiriat Mohamed
Mahia Zrouki
Mama Bouras
Adel Ferrat
Bastien d’Asnières
Direção:
Tom McCarthy
Produção:
Liza Chasin
Steve Golin
Jonathan King
Tom McCarthy
Fotografia:
Masanobu Takayanagi
Trilha Sonora:
Mychael Danna