The End We Start From

Após um cataclisma climático que inundou parte das cidades do Reino Unido, mãe de um recém-nascido (Jodie Comer de “O Último Duelo”) tenta sobreviver com seu filho.

O filme tem uma pretensa pegada artística forte. Tanto que suas principais qualidades são a fotografia de Suzie Lavelle que retrata lindamente a devastação quase como uma pintura, e a etérea trilha sonora de Anna Meredith que vai ficando mais emotiva rumo ao desfecho – ambas as artistas, junto com a diretora Mahalia Belo, ainda são desconhecidas do grande público.

Por outro lado, há dois problemas graves, um da direção e outro do roteiro. Parece haver uma relação passiva-agressiva anticlímax no desenvolvimento do enredo: todos os principais eventos, os quais poderiam extrair vários sentimentos do espectador, são sumariamente cortados. É como se a diretora quisesse que o espectador apenas imaginasse o que aconteceu. Sendo mais vulgar e direto ao ponto, é como se ela deixasse só as partes chatas.

Piora pelo efeito colateral de que em nenhum momento parece haver uma catástrofe tão grande quando o filme tentar “mostrar sem mostrar”, se é que vocês me entendem. Daí ainda é mais difícil para o público imaginar ou se relacionar com a protagonista e a situação.

O segundo problema – do roteiro – se refere à jornada emocional da mulher, que não decide qual o seu pilar de propósito, já que a todo momento lembra de seu marido e até toma determinadas decisões estúpidas por esse motivo (ou apesar dele), mas se confunde com a criação do filho e sua sobrevivência. A personagem não parece apenas perdida na situação em que se encontra, mas sem um rumo emocional claro, pela confusão que o roteiro faz na cabeça dela.

O desfecho, digo os últimos 2 minutos, talvez sejam a melhor parte do filme, isso se deixarmos todo o resto para trás. Ainda há uma participação nonsense do Dr. Estranho Benedict Cumberbatch que entra mudo e foge calado.

Baseado no livro de Megan Hunter, “The End We Start From” tenta ser artístico, mas esquece da história, resumindo-se a belos frames sem muito sentido.

Curiosidades:

  • Nenhum dos personagens tem nome, a não ser o bebê Zeb. A protagonista aparece nos créditos como “Mulher” e os demais como letras do alfabeto.
  • Mais de 10 crianças se revezaram para atuar como o bebê Zeb.
  • Todos as principais posições – diretor, roteirista, diretor de fotografia, editor, compositor, autor do livro – são ocupadas por mulheres.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jodie Comer
Joel Fry
Yves Rassou
Ramanique Ahluwalia
Neil Bell
Nina Sosanya
Mark Strong
Phillipa Peak
Jake Davies
Roddy McDermott
Charlotte Henry
Katherine Waterston
Alexandria Riley
Theo Barklem-Biggs
Ansu Kabia
Benedict Cumberbatch
Gina McKee

Direção:
Mahalia Belo

História e Roteiro:
Alice Birch

Produção:
Adam Ackland
Leah Clarke
Sophie Hunter
Amy Jackson
Liza Marshall

Fotografia:
Suzie Lavelle

Trilha Sonora:
Anna Meredith

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