Uma Prova de Coragem (“Arthur the King”)

Filme de cachorro é o ponto fraco de muita gente (pelo menos dos que se dizem humanos). Brincadeiras a parte, quando o filme, além disso, ainda tem o tema superação, é baseado numa história real e bem feito, não tem como dar errado muito menos como sair sem derramar uma lágrima.

Mark Wahlberg, o galã do politicamente correto, que recentemente fez o ótimo “Luta Pela Fé”, agora encarna outro personagem real, Michael, corredor de aventura que, junto com seu time, sempre ficou entre os melhores, mas nunca venceu. Na sua última chance antes da aposentadoria, eles encontram um cachorro que surpreendentemente os acompanha em todo o trajeto e acaba ganhando o coração do atleta.

A produção consegue equilibrar muito bem a questão pessoal do protagonista e sua jornada pessoal de evoluir enquanto atleta e ser humano, com a relação que se desenvolve entre ele e o cachorro Arthur, bem como a química com seus companheiros de equipe, cujo elenco coadjuvante está muito equilibrado sem guerra de egos e exalando carisma.

Wahlberg faz a sua persona casca grossa de bom coração de sempre e mantém junto com o diretor Simon Cellan Jones os clichês que funcionam, acertando também na fotografia de aventura de Jacques Jouffret (parceiro desde “Luta Pela Fé”) com ótimas tomadas, principalmente na cena da tirolesa, e a trilha de Kevin Matley (“Alma de Cowboy”) que liga o modo “choro total” no último ato que, aí sim, é praticamente todo dedicado a Arthur, numa sequência que lembra muito “Marley e Eu”.

Baseado no livro do próprio Mikael Lindnord (o protagonista, que na verdade é sueco), “Uma Prova de Coragem” tem a originalidade de não ser qualquer história de cachorro, tem a força de ser baseado em eventos reais e a qualidade de ter um time na frente e atrás das câmeras que deu conta do recado sem ser apelativo demais. Ótima programação.

Curiosidades:

  • Apesar do filme se passar na República Dominicana, os eventos do filme se passaram no Equador.
  • O filme não mostra, mas 6 meses depois, Michael e Arthur voltaram a correr em competição uma última vez, só que mais por diversão.
  • Arthur viveu mais 6 anos após esses eventos. Quando faleceu devido a um câncer (normal na velhice de um cachorro), este filme estava começando as filmagens.

Ficha Técnica:

Elenco:
Mark Wahlberg
Simu Liu
Juliet Rylance
Nathalie Emmanuel
Ali Suliman
Bear Grylls
Paul Guilfoyle
Rob Collins
Alani Ilongwe
Cece Valentina
Roger Wasserman
Oscar Best

Direção:
Simon Cellan Jones

História e Roteiro:
Michael Brandt

Produção:
Mark Canton
Stephen Levinson
Courtney Solomon
Tessa Tooley
Tucker Tooley
Mark Wahlberg

Fotografia:
Jacques Jouffret

Trilha Sonora:
Kevin Matley

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram