Fantasma e Cia (“We Have a Ghost”)

Nas décadas de 80 e 90, a Disney era craque em fazer filmes para família bonzinhos nos mais diversos temas e que davam boas programações na Sessão da Tarde.

Agora a Netflix deu uma de Disney e conseguiu fazer um filme exatamente nesses mesmos moldes gerando o mesmo bom resultado.

Uma família se muda para uma casa e descobre que é assombrada por um fantasma (David Harbour de “Gran Turismo”), só que, ao invés de ficarem apavorados, fazem amizade com ele. Enquanto o filho caçula (Jahi Di’Allo Winston de “Amigos Para Sempre”) tenta descobrir quem foi o fantasma em vida, seu pai (Anthony Mackie de “IO – O Último da Terra”) tenta se aproveitar do fantasma fazendo fama nas redes sociais, mas desperta a atenção da CIA.

O enredo foi escrito e dirigido por Christopher Landon que sempre se deu muito bem em filmes de terror com humor, como “Freaky – No Corpo de um Assassino”, de início parece bobinho, mas vai revelando camadas dramáticas interessantes, principalmente pela atuação de Harbour, como também mira numa reviravolta de suspense em seu último ato, mesmo que recaia em clichês de vez em quando.

Se a performance de Harbour é um dos pontos altos, o resto do elenco está bem chatinho, com o protagonista mirim que começa insosso e só consegue chegar próximo de convencer alguém lá pelo final. Aliás, tanto ele quanto os demais coadjuvantes soam caricatos para a história.

Faltou pouco para “Fantasma e Cia” ser um filme excelente para a família, até porque o arco dramático do fantasma, combinado com o humor da trama decola, mas todo o resto, incluindo elenco e subtramas (como a da CIA) são sem graça e desnecessárias.

Curiosidades:

  • Na cena em que o menino ensina o fantasma a assustar, o filme que ambos estão vendo é “Sobrenatural”.
  • Há uma cena em que os personagens entram na casa onde mora alguém que sofreu um derrame. Logo na entrada é possível ver um tapete enrolado e encostado num móvel. É um detalhe interessante, pois pessoas que sofrem derrames e tem ataques de epilepsia costumam escorregar em tapetes, então é melhor eles serem retirados para dar mais atrito aos pés.
  • A placa do carro do Audi é “Boo ya” (tipo um susto).
  • Quando a agenda da CIA diz para sua equipe capturar o fantasma, ela usa exatamente a mesma frase que Peter Venkman usou no primeiro “Caça-Fantasmas”.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jahi Di’Allo Winston
David Harbour
Anthony Mackie
Erica Ash
Niles Fitch
Isabella Russo
Tig Notaro
Tom Bower
Sean Boyd
Nicholas X. Parsons
Steve Coulter
Scott A. Martin
Jennifer Coolidge

Direção:
Christopher Landon

História e Roteiro:
Christopher Landon
Geoff Manaugh

Produção:
Marty Bowen
Dan Halsted

Fotografia:
Marc Spicer

Trilha Sonora:
Bear McCreary

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram