Um Lugar Bem Longe Daqui (“Where the Crawdads Sing”)

Se Nicholas Sparks escrevesse um livro de suspense, seria muito parecido com “Um Lugar Bem Longe Daqui”. Mas quem escreveu esse livro que virou best seller mundial foi a autora Delia Owens.

Sua adaptação para cinema fala de Kya (a ainda desconhecida Daisy Edgar-Jones) uma mulher que sempre viveu sozinha às margens de um pântano no sul dos EUA que é presa acusada de matar um jovem.

Então a história se divide entre ela contando sua vida para seu advogado Tom (David Strathairn de “O Beco do Pesadelo”), e o julgamento em si, onde Tom se utiliza de toda a informação e fatos possíveis para desacreditar a acusação.

Apesar de parecer um suspense, há um tom bucólico e romântico durante todo o desenvolvimento da história que passa pela infância da protagonista até a fase adulta onde conhece o amor, mas também o desprezo pelas pessoas.

O drama e romance claramente se sobrepõem ao suspense que passa como um leve odor de tensão, mas que faz todo sentido na história.

Seja a fotografia de Polly Morgan de “Uma Lágrima na Imensidão” ou a trilha sonora de Mychael Danna de “Stillwater: Em Busca da Verdade”, tudo leva para um clima de amor e esperança, mesmo com todos os percalços e contratempos que a protagonista enfrenta.

Mas a grande sacada é que quase nada (eu disse quase) é forçado na trama, sejam os romances ou as motivações dos personagens. Sim, temos alguns estereótipos masculinos clichês, mas até mesmo isso é desenhado de uma forma que não agride a narrativa.

A grande reviravolta que é o próprio desfecho da jornada da personagem é contada de uma forma tão singela que provoca um efeito reconfortante ao espectador ao mesmo tempo em que gera uma leve surpresa.

Um Lugar Bem Longe Daqui” é uma excelente Sessão da Tarde que consegue cativar pelo romance sem desperdiçara a inteligência de um suspense, mesmo que apenas para compor o cenário.

Curiosidades:

  • Como a vida imita a arte: a polícia da Zâmbia onde a autora mora investiga até hoje um assassinato de um caçador ilegal durante uma patrulha em 1995 de uma ONG em que ela e seu ex-marido fazem parte. Os suspeitos? A autora e seu ex-marido.
  • A autora Delia Owens faz uma aparição no filme como uma das pessoas sentadas no julgamento.
  • Taylor Swift canta a música tema, “Carolina”. No mercado do Sr. Pulinho a marca de uma farinha se chama Carolina também.

Ficha Técnica:

Elenco:
Daisy Edgar-Jones
Taylor John Smith
Harris Dickinson
David Strathairn
Michael Hyatt
Sterling Macer Jr.
Logan Macrae
Bill Kelly
Ahna O’Reilly
Garret Dillahunt
Jojo Regina
Luke David Blumm
Blue Clarke
Will Bundon
Jayson Warner Smith
Dane Rhodes
Eric Ladin
Robert Larriviere

Direção:
Olivia Newman

Roteiro:
Delia Owens
Lucy Alibar

Produção:
Lauren Levy Neustadter
Reese Witherspoon

Fotografia:
Polly Morgan

Trilha Sonora:
Mychael Danna

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram