Há uns anos a distribuidora Paris Filmes encomendou um pacote de produções russas de péssimo gosto como “A Noiva”. Isso durou mais ou menos entre 2016 e 2019. O pior é que eles ainda dublavam o filme em inglês, como se não bastasse.
Eis que ela volta a trazer um “novo” filme russo, dessa vez com as versões com som original e dublada em português. Mas os russos não aprendem e a Paris Filmes também. Essa “nova” produção (de 2021) veio com um estardalhaço de foi baseado num jogo real, mas em nenhum canto conseguir ler a respeito.
Depois que sua irmã comete suicídio, Dana (Anna Potebnya) começa a investigar o caso e descobre uma seita que induz pessoas a se matarem através de torturas psicológicas. Ela então entre no grupo para chegar aos responsáveis, mas um passo em falso e pode ser mortal. Todo o filme tem a mesma linguagem usada em “Desaparecida”, isto é, tudo se passa através das diversas telas de celular e notebooks onde praticamente toda a ação se passa.
Só tem um problema: a diretora Anna Zaytseva não soube como fazer em todos os aspectos possíveis. Primeiro que tudo é muito rápido, com transição de telas na velocidade da luz entre um diálogo e outro e daí o espectador tem que se virar para acompanhar. Pelo menos todos os textos são traduzidos para português.
Segundo que as tomadas de celular são esquisitas, como se ficasse claro que não são os personagens que estão segurando o celular, mas sim algum assistente de câmera se fazendo passar pela “mão” de cada um. Finalmente, as melhores partes – a violência gráfica – é praticamente zero. Muito potencial e nada foi aproveitado.
“O Jogo da Morte” foi o mais próximo de um bom filme que até então a Rússia poderia ter feito, mas preferiram jogar na mesma vala dos outros. Não vale um rublo.
Ficha Técnica:
Elenco:
Anastasiya Bratsyun
Timofey Eletskiy
Danya Kiselyov
Olga Pipchenko
Anna Potebnya
Diana Shulmina
Ekaterina Stulova
Polina Vataga
Pavel Yulku
Direção:
Anna Zaytseva
História e Roteiro:
Evgeniya Bogomyakova
Olga Klemesheva
Anna Zaytseva
Produção:
Timur Bekmambetov
Igor Mishin
Anna Shalashina
Fotografia:
Egor Vetokhin
Trilha Sonora:
Sergey Moiseenko