A obra do Dr. Seuss “Como o Grinch Roubou o Natal” já foi adaptada para várias mídias, sendo a mais conhecida a versão para cinema com Jim Carrey feita no ano 2000. Essa animação feita pela Ilumination, mesma produtora da franquia “Meu Malvado Favorito” é simplesinha, mas consegue ser verdadeira.
Inicia com uma narração em off inspirada no próprio livro de Seuss, sobre o Grinch viver no alto da montanha isolado e ainda mais mal-humorado com a chegada do Natal, pois na cidade abaixo dele, a Quemlândia, todos comemoram a data efusivamente. Depois de um certo gatilho, ele decide se fantasiar de Papai Noel e roubar todos os presentes e enfeites da cidade na véspera de Natal, com a ajuda de seu intrépido cãozinho Max. O que o Grinch não sabe é que há uma menininha disposta a capturar o Papai Noel para que ele realize um certo desejo.
Talvez pela história ser bem objetiva e sem muito espaços para dilemas psicológicos, o filme voa em seu já reduzido tempo de 85 minutos (a média de um filme normal é acima de 90 minutos), o que não deixa de ser bom para uma diversão que se propõe a ser nada mais do que isso.
O bônus emotivo fica por Mary Jo, garotinha e o seu desejo (só que isso acaba passando rápido), o cachorrinho Max que sempre rouba as cenas e pelo desfecho com a fala do Grinch que consegue se conectar com o espectador num curto espaço de tempo e, portanto, faz a diferença.
“O Grinch” é um bom passatempo, mais rápido e menos rasteiro para quem quer ter uma boa lembrança e esquecer logo depois.
Curiosidades:
- O taco de beisebol de Mary Jo está escrito “Theodor” que é uma homenagem a Theodor Seuss Geisel, ou Dr. Seuss o autor do livro.
- Em “Meu Malvado Favorito 3” a filha mais velha de Gru, Margo, está usando uma camisa com o desenho do Grinch estampado como forma de promover a animação que iria estrear em seguida.
- A música que o Grinch toca no órgão é “All by myself” de Eric Carmen e que fez sucesso na voz de Celine Dion.
- A cena em que Donna Quem para o ônibus gritando “Sam” é exatamente a mesma em que a personagem de Sandra Bullock faz em “Velocidade Máxima”.
- Há uma cena em que Mary Jo se veste igualzinha a um Minion.
- É a adaptação mais diferente do livro original.
Ficha Técnica:
Elenco:
Benedict Cumberbatch
Cameron Seely
Rashida Jones
Pharrell Williams
Tristan O’Hare
Kenan Thompson
Sam Lavagnino
Ramone Hamilton
Angela Lansbury
Scarlett Estevez
Michael Beattie
Direção:
Yarrow Cheney
Scott Mosier
História e Roteiro:
Michael LeSieur
Tommy Swerdlow
Produção:
Janet Healy
Christopher Meledandri
Trilha Sonora:
Danny Elfman