As adaptações de livros de Jane Austen voltaram a atacar. A autora, conhecida por seus livros de romances de época com temperaturas que variam da comédia ao drama, dessa vez tenta ir para um lado mais bem-humorado.
Dakota Johnson de “A Filha Perdida” é Anne, jovem que há 8 anos, por pressão da família foi persuadida a deixar seu relacionamento com o então marinheiro Wentworth (o desconhecido Cosmo Jarvis). Depois de todo esse tempo, ele volta à sua vida já como um rico capitão e ela não sabe como lidar com a situação, até porque sua família problemática só atrapalha.
A produção começa numa boa pegada de comédia com a abordagem onde a protagonista sempre quebra o quarto muro falando diretamente com o espectador, o que dá uma boa dinâmica e se beneficia do carisma da Johnson.
A trama onde sempre há uma intrincada série de relações consegue fluir de forma natural sem forçar comportamentos e motivações desnecessárias e ruma para um bom desfecho.
Dois problemas permanecem, sendo o primeiro de casting: com exceção do pai de Anne, interpretado pelo ótimo Richard E. Grant de “Sua Melhor História”, os demais deixam muito a desejar, sejam por serem caricatos, estereotipados ou inexpressivos.
O pior é o personagem chave Wentworth, interpretado pelo péssimo Cosmo Jarvis. Totalmente inexpressivo, fica impossível saber o que se passa com ele e, pior, torcer para que ele fique com Anne. Na verdade chega ao ponto de ser tão insuportável que a gente torce até para ela ficar solteira e fica se perguntando que diabos ela viu nele.
O outro problema é o último ato, que se embanana com a própria narrativa e traz Henry Golding de “Snake Eyes” como uma espécie de rival de Wentworth, mas cujo destino foi muito mal desenhado. E olha que Golding é mil vezes melhor em cena do que Jarvis.
“Persuasão” começa muito bem, mas ao fim do segundo ato se perde em ser comédia ou drama e até mesmo na dinâmica dos personagens. É salvo no último minuto por um final romântico, mas não consegue arrumar bem a bagunça feita antes.
Ficha Técnica:
Elenco:
Dakota Johnson
Cosmo Jarvis
Richard E. Grant
Henry Golding
Yolanda Kettle
Jordan Long
Simon Paisley Day
Nikki Amuka-Bird
Lydia Rose Bewley
Agni Scott
Stewart Scudamore
Mia McKenna-Bruce
Nia Towle
Izuka Hoyle
Jake Siame
Ben Bailey Smith
Eve Matheson
Gary Beadle
Edward Bluemel
Afolabi Alli
Jenny Rainsford
Janet Henfrey
Sophie Brooke
Direção:
Carrie Cracknell
Roteiro:
Ron Bass
Alice Victoria Winslow
Jane Austen
Produção:
Andrew Lazar
Christina Weiss Lurie
Fotografia:
Joe Anderson
Trilha Sonora:
Stuart Earl