Um dos trends mais originais feitos com inteligência artificial são os trailers de filmes de sucesso se eles fossem feitos pelo diretor Wes Anderson. Isso porque Anderson tem um estilo único e se atém a ele sempre. Para se ter uma idéia seguem algumas dessas paródias por I.A.
“Asteroid City”, a sua nova produção, traz o checklist completo das excentricidades de tons pastéis do diretor de “Crônica Francesa” e é um prato cheio para seus fãs, alimentando ainda mais essa aura que causa as tendências com as suas obras.
Apesar de ser um ótimo filme, aqui Anderson parece ter escorregado na sua própria ambição de ser ele mesmo, só que potencializado.
Dificilmente um filme trouxe uma quantidade tão grande de artistas do primeiro time de Hollywood como esse, rivalizando tranquilamente com “Openheimer”.
Há duas tramas onde uma funciona como metalinguagem da outra: a primeira, em preto e branco, é a história da construção de uma peça de teatro, sendo que a peça é a segunda trama. Bryan Cranston de “A Melhor Escolha” narra como o autor Conrad (Edward Norton de “Glass Onion”) e o diretor Schubert (Adrien Brody de “Ghosted” construíram a peça que leva o nome do filme.
O protagonista mesmo é o amigo de longa data de Anderson, Jason Schwartzman que está em praticamente em todos os seus filmes, e, aqui, ele é Augie um fotógrafo cético que para com sua família na fictícia Asteroid City, pois seu carro quebrou e acaba presenciando as festividades de um evento da comunidade, o qual é chacoalhado por um fenômeno extraterrestre.
Imagina que cada personagem da comunidade é um artista conhecido: o time dos sonhos de Anderson vai desde Tom Hanks (sim, ele) passando pela “Viúva Negra” Scarlett Johansson até, quem diria, a própria “Barbie”, Margot Robbie, sem contar a penca de parceiros que sempre batem carteira em suas produções, incluindo nosso brasileiríssimo Seu Jorge.
Ver esse elenco estelar citando diálogos afiados e desconexos como uma grande sátira, fazendo cara de paisagem enquanto o diretor move sua câmera nas laterais, para cima e para baixo, não tem preço.
O que talvez faça de “Asteroid City” um filme “menor” (entre aspas) perto da média de Wes Anderson é que ele parece ter se contentado somente com suas idiossincrasias aplicadas a esse elenco sensacional. Já a história apenas flerta com sentimentos um pouquinho mais dramáticos e românticos, mas nunca sai do raso e acaba descambando para a comédia involuntária, uma vez que não está no cerne da história, mas sim no formato e abordagem narrativa.
O final amarra as pontas de maneira elegante, despontado um pouquinho mais do sentimento que se dilui ao longo da trama e tornando o resultado mais que satisfatório para quem já é familiarizado.
“Asteroid City” mais parece um ensaio de forma do que uma escrita com essência, ganhando pelo imperdível modo de dirigir de Wes Anderson e pelo desfile de personalidades nunca antes visto, sendo que, com um pouquinho mais de esforço do roteiro, poderia se tornar excelente, mas não conseguiu abraçar tudo de uma vez.
Ficha Técnica:
Elenco:
Bryan Cranston
Edward Norton
Jason Schwartzman
Jake Ryan
Scarlett Johansson
Grace Edwards
Maya Hawke
Rupert Friend
Jeffrey Wright
Hope Davis
Steve Park
Liev Schreiber
Aristou Meehan
Ethan Josh Lee
Sophia Lillis
Tom Hanks
Ella Faris
Gracie Faris
Willan Faris
Deanna Dunagan
Matt Dillon
Iván López
Celia Bermejo
Zoe Bernard
Brayden Frasure
Preston Mota
Calhoun Metcalf
Seu Jorge
Steve Carell
Ramón Ródenas
Tony Revolori
Fisher Stevens
Michael Maggart
Tilda Swinton
Elvira Arce
Jeff Goldblum
Adrien Brody
Paul Kynman
Hong Chau
Rita Wilson
Ara Hollyday
Willem Dafoe
Margot Robbie
Direção:
Wes Anderson
História e Roteiro:
Wes Anderson
Roman Coppola
Produção:
Wes Anderson
Jeremy Dawson
Steven Rales
Fotografia:
Robert D. Yeoman
Trilha Sonora:
Alexandre Desplat