Missão de Sobrevivência (“Kandahar”)

Gerard Butler continua na sua boa cruzada de estrelar filmes B com um mínimo de qualidade que possa passar no cinema sem fazer feio.

Depois da ótima surpresa “Alerta Máximo”, seu novo projeto é aquela ação genérica que estamos acostumados com todos os clichês do gênero.

A trama é até simplória: ele é Tom, um agente da CIA, o qual, após um plano de sua operação ter vazado, metade do Oriente Médio começa a prossegui-lo, e ele fica sozinho com seu tradutor (Navid Negahban de “Aladim”), precisando chegar à cidade de Kandahar (daí o título original do filme) para pegar o transporte de resgate.

O roteiro até tenta complicar o que não precisava, ou melhor, tenta colocar mais elementos para tornar a trama complexa, esticando o filme por quase 2 horas: há um emaranhado de relacionamentos entre árabes, muçulmanos, mercenários, entre outros para pegar o protagonista, cada um com uma motivação, mas como isso nunca é aprofundado no final das contas é apenas um bando de gente atrás dele mesmo.

Também tem uma trama paralela sobre uma jornalista, mas fica rasa até o final. Mesmo alguns coadjuvantes que poderiam ser mais interessantes são poucos explorados e, quando alguns deles morrem, difícil tem qualquer empatia.

O diretor Ric Roman Waugh, parceiraço de Butler em filmes como “Destruição Final: O Último Refúgio” foca mesmo no protagonista que é de onde extrai o seu melhor. Aqui sua direção está irregular, falhando em determinadas sequencias, mas inspiradas em outras como a original cena da perseguição noturna com helicóptero, uma das melhores coisas do filme.

Curiosamente no meio dessa bagunça os clichês funcionam na medida do aceitável e seu desfecho ainda abre uma porta imensa para uma continuação que, se seguir a mesma toada deste, pode valer até uma meia-entrada. Inclusive a relação entre Tom e seu tradutor passa superficialmente (como todos os temas dessa produção) pelo cerne do que foi o ótimo “O Pacto”.

Missão Sobrevivência” é mais um pagamento de aluguel digno que Gerard Butler emplaca, sem novidades, mas também sem constrangimentos.

Curiosidade: Foi todo filmado na Arábia Saudita. Inclusive as cenas que se passam em Londres e Dubai.

Ficha Técnica:

Elenco:
Gerard Butler
Navid Negahban
Travis Fimmel
Tom Rhys Harries
Farhad Bagheri
Mitchell LaFortune
Mark Arnold
Nina Toussaint-White
Bahador Foladi
Rebecca Calder
Olivia-Mai Barrett
Alex Baynes
Vassilis Koukalani
Hakeem Jomah
Ali Fazal

Direção:
Ric Roman Waugh

História e Roteiro:
Mitchell LaFortune

Produção:
Brendon Boyea
Gerard Butler
Basil Iwanyk
Ali Jaafar
Scott LaStaiti
Erica Lee
Christian Mercuri
Alan Siegel

Fotografia:
MacGregor

Trilha Sonora:
David Buckley

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram