O suspense que traz Daisy Ridley de “Mundo em Caos” como protagonista, tem uma ótima reviravolta no início (talvez a melhor do filme) que faz com que a premissa não possa ser contada em sua totalidade, apesar de que alguns sites de cinema já entregaram o jogo.
Mas aqui não e, portanto, vamos escrever assim: ela é Helena, jovem casada e com uma filha, que, ao saber da notícia que seu pai escapou da prisão, teme que ele possa fazer mal à sua família por causa de um trauma do passado.
O pai, Jacob é o excelente Ben Mendelsohn de “Cyrano” e que findou sua participação no MCU em “Invasão Secreta”. Ele sempre rouba a cena quando está presente, pois apresenta uma enorme complexidade, mesmo que o roteiro tente descrevê-lo simplesmente como o antagonista.
Por outro lado, não dá para deixar de se surpreender com Daisy Ridley que segura muito bem o protagonismo, mesmo ficando claro que tem lá suas limitações.
O diretor Neil Burger de “Amigos Para Sempre” tenta caprichar no jogo de gato e rato jogando uma série de clichês do gênero para criar a tensão se realmente Jacob está vivo e se está perseguindo Helena. Entretanto, essa construção, que se passa basicamente no segundo ato é previsível e com grandes chances de o espectador saber direitinho onde isso vai dar.
O clímax consegue conciliar ação com carga dramática e ainda uma pequena, mas boa reviravolta, apesar de ao se aproximar do final, descarta personagens que foram importantes no desenvolvimento da trama como se não fossem mais relevantes.
A cena mais emblemática é o desfecho, por sua subjetividade, deixando cada um do público decidir o que aconteceu no final, mas sem prejudicar a narrativa até então.
Baseado no livro de Karen Dionne, “A Filha do Rei do Pântano” tem ótimas atuações, uma história já vista em outros carnavais, mas bem adequada ao contexto, e uma enxurrada de clichês que levam a um último ato bastante satisfatório, mas que perde um pouco em comparação com o início que, aí sim, foi disruptivo.
Ficha Técnica:
Elenco:
Daisy Ridley
Ben Mendelsohn
Garrett Hedlund
Gil Birmingham
Brooklynn Prince
Caren Pistorius
Chris Violette
Joshua Peace
Imali Perera
Joey Carson
Direção:
Neil Burger
História e Roteiro:
Elle Smith
Mark L. Smith
Produção:
Keith Redmon
Teddy Schwarzman
Mark L. Smith
Fotografia:
Alwin H. Küchler
Trilha Sonora:
Adam Janota Bzowski