Cyrano

Antes da pandemia, mais precisamente em 2018, estreava com muito sucesso no circuito off-broadway a peça de teatro “Cyrano” cujos protagonistas eram os artistas Peter Dinklage de “Eu Me Importo” e Haley Bennett de “O Diabo de Cada Dia”, e produzida e roteirizada por Erica Schmidt que é a esposa de Dinklage.

O sucesso foi tão grande que decidiram fazer um filme, dirigido pelo premiado Joe Wright de “O Destino de Uma Nação” e que também é – ora vejam só – marido de Haley Bennett.

Cyrano de Bergerac – tanto na nova adaptação de teatro quanto no filme – não tem como sua característica de feiura (por assim dizer) um grande nariz, mas agora é representada pelo nanismo do ator Peter Dinklage. Cyrano que sempre fora apaixonado por Roxanne (Bennett) sofre a dor de vê-la se interessar por um jovem soldado Christian (Kelvin Harrison Jr. de “Escritor Fantasma”), mas como o soldado é grosseiro com as palavras, nosso herói orgulhoso vê a oportunidade de transmitir todo seu amor à Roxanne por cartas em nome de Christian, ajudando a conquistá-la, ao mesmo tempo em que sofre com o processo.

Ah, e a produção é um musical. Como já citei várias vezes, 2021 foi o ano dos musicais. O diretor Joe Wright capricha no design de produção e não poupa na reconstituição de época e figurino. Os números musicais são caprichados num estilo em que as músicas também fazem parte dos monólogos e diálogos que contam a história, com coreografias discretas para que fluam naturalmente com os cenários.

O resultado é bastante satisfatório, mas quem rouba as cenas é o próprio protagonista, dono de uma complexidade de sentimentos que vão do mais puro amor, até a arrogância e orgulho, e Dinklage consegue fazer essa leitura perfeitamente. Além disso, ele convence com louvor que uma pessoa pequena pode não somente ser guerreiro e mais forte que os outros soldados, como também até ser amado.

O desfecho lembra a narrativa de “Amor Sublime Amor”, mas sem a potência dele. “Cyrano” é uma obra muito bem orquestrada com o roteiro bonito de se ler e se ver que só deve dividir opiniões pela escolha emocional do final um tanto quanto abrupto.

Ficha Técnica

Elenco:
Peter Dinklage
Haley Bennett
Kelvin Harrison Jr.
Ben Mendelsohn
Monica Dolan
Bashir Salahuddin
Joshua James
Anjana Vasan
Ruth Sheen
Glen Hansard
Sam Amidon
Scott Folan
Mark Benton
Richard McCabe
Peter Wight
Tim McMullan

Direção:
Joe Wright

Produção:
Tim Bevan
Eric Fellner
Guy Heeley

Fotografia:
Seamus McGarvey

Trilha Sonora:
Aaron Dessner
Bryce Dessner

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram