Grandes festivais que agregam várias personalidades do mundo da música nunca foi novidade para ninguém. Mas em toda a história, nunca houve uma mobilização tão grande de ícones da indústria como em 1985, quando os artistas mais famosos do show business se reuniram para fazer um disco e, mais precisamente, uma canção, para ajudar as crianças na África. O movimento foi chamado “USA for Africa” e a música, um dos maiores sucessos de todos os tempos, “We are de world”.
Esse documentário da Netflix conta como praticamente toda a “nata” da música da década de 80 se reuniu e gravou a música em apenas uma noite, a qual mudou a trajetória de todos os movimentos de ajuda humanitária até hoje. Ele é centrado no premiado cantor Lionel Ritchie que, junto com ninguém menos que Michael Jackson e com o lendário produtor Quincy Jones, materializaram uma idéia tida inicialmente pelo ator e ativista Harry Belafonte.
Os três pilares da produção são: a entrevista muitos dos artistas que ainda estão vivos, como Cyndi Lauper (na época escolhida em detrimento à Madonna, quem poderia imaginar…), Bruce Springsteen, Huey Lewis, entre outros; as histórias engraçadas de toda a preparação, desde a composição da música por Michael Jackson e Lionel Ritchie, inclusive com uma parte engraçadíssima envolvendo uma cobra e as excentricidades de Michael Jackson, e principalmente das tomadas da madrugada onde, após um festival de música (o Grammy da época), todos se reuniram para gravar.
Ver artistas quase intocáveis, agindo como gente comum e às vezes até retraídos na presença de outras personalidades do mesmo calibre é impagável. Seria difícil imagina a diva Diana Ross pedindo autógrafos para todo mundo na sala, a timidez de Bob Dylan na hora de gravar seu solo, Tina Turner se acabando num sanduiche, ou Stevie Wonder levando Ray Charles ao banheiro, sendo que ambos são cegos.
Ver “A Noite que Mudou o Pop” é ver a arte no seu máximo, em plena transformação e, no fundo, ver que tudo isso foi formado por pessoas extraordinárias e ao mesmo tempo comuns.
Ficha Técnica:
Elenco:
Lionel Richie
Michael Jackson
Harriet Sternberg
Wendy Rees
Harry Belafonte
Steven Ivory
Ken Kragen
Quincy Jones
Larry Klein
Cyndi Lauper
Bruce Springsteen
David Breskin
Kenny Loggins
Humberto Gatica
Huey Lewis
Smokey Robinson
Tom Bähler
Bob Dickinson
Dionne Warwick
Sheila E.
Ken Woo
Kenny Rogers
Direção:
Bao Nguyen
Produção:
Bruce Eskowitz
George Hencken
Larry Klein
Julia Nottingham
Lionel Richie
Harriet Sternberg
Fotografia:
Caleb Heller
Trilha Sonora:
Darren Morze
Goh Nakamura