Drácula: A Última Viagem do Deméter (“The Last Voyage of the Demeter”)

No icônico livro “Drácula” de Bram Stocker, há uma passagem que narra através do diário do capitão do Demeter, navio que transporta o vampiro escondido da Transilvânia para Londres, a ruína da tripulação que fora aniquilada durante a viagem, fazendo com que o navio chegasse no porto de Londres sem nenhuma alma viva.

Essa passagem foi agora adaptada para o cinema e contada pelo diretor André Øvredal, experiente em filmes de terror como o bom “Histórias Assustadoras Para se Contar no Escuro” e o ótimo “A Autópsia”.

O protagonista é Corey Hawkins de “A Tragédia de MacBeth”, como Clemens, recém-contratado da tripulação do capitão Eliot (Liam Cunningham de “A Infância de um Líder”) e funciona como o compasso moral e científico da história, ou até mesmo uma espécie de alter ego do espectador.

Na própria descrição do diretor, esse terror é uma espécie de “Alien – O 8º Passageiro”, só que se passando num navio e no passado. Funciona exatamente da mesma maneira, lógico que sem as qualidades do clássico de Ridley Scott, mas dentro do possível, bem conduzido.

A criatura é muito bem feita inspirada em “Nosferatu“, e há um ótimo equilíbrio no construção da imagem dela ao longo do filme, quando gradativamente sai das sombras para se mostrar em toda sua plenitude.

As mortes, que sempre são uma das principais atrações de um filme de terror, oscilam entre algumas poucas dilacerantes e outras bestas e superficiais.

Destaque vai para o ator mirim Woody Norman que já está acostumado com o gênero desde “Ecos do Além” e aqui tem um tratamento exemplar do roteiro, muito diferente dos lugares comuns do gênero.

O grande argumento que ao mesmo tempo funciona, mas nem tanto é que aparentemente já sabemos como o filme termina desde o início e, apesar de uma ou outra reviravolta, o desfecho é bem menos impactante do que a construção que a trama faz até lá.

A Última Viagem do Demeter” tem uma boa qualidade, bons sustos, cria tensão, tem um elenco que está alinhado com o roteiro, mas se mantém no piloto automático até o fim. Mais um bom passatempo.

Curiosidades:

  • Demeter (nome do navio) é a deusa da colheita e da fartura do Olimpo.
  • Clemens também é um personagem de “Alien – O 8º Passageiro”, filme com o qual o diretor compara sua produção.

Ficha Técnica:

Elenco:
Corey Hawkins
Aisling Franciosi
Liam Cunningham
David Dastmalchian
Chris Walley
Jon Jon Briones
Stefan Kapicic
Martin Furulund
Nikolai Nikolaeff
Woody Norman
Javier Botet

Direção:
André Øvredal

História e Roteiro:
Bragi F. Schut
Zak Olkewicz
Bragi F. Schut

Produção:
Bradley J. Fischer
Mike Medavoy
Arnold Messer

Fotografia:
Tom Stern

Trilha Sonora:
Bear McCreary

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram