Somente o Mar Sabe (“The Mercy”)

História real de Donald Crowhurst, aqui interpretado por Colin Firth de “O Soldado que Nunca Existiu”, um velejador amador que decidiu entrar numa competição de quem dava a volta ao mundo de barco mais rapidamente, sozinho e sem parar em nenhum ponto, em 1969. No meio do aperreio e arrependimento de ter aceitado tarefa tão árdua, ele toma uma decisão que vai ter um forte impacto sobre a sua vida e a de sua família, além de enfrentar longos meses no mar.

O diretor James Marsh do premiado “A Teoria de Tudo” tentou misturar alguns dramas paralelos à já dramática situação do protagonista e o resultado foi no mínimo razoável.

Nem é preciso dizer que Firth estava sob medida para esse papel e sempre surpreende positivamente em performances mais ousadas para um ator que geralmente é contido. Suas aparições sempre são os pontos altos.

Só que também há o drama da família, linha narrativa capitaneada por Rachel Weisz (“Desobediência”), a qual entra muda e sai meio que calada, tendo uma pequena relevância quase no final do último ato através de um monólogo pequeno, mas interessante. Ainda assim, talvez pelo calibre da atriz, passa-se muito tempo entrando e saindo dessa trama desnecessariamente. Há também a ótima participação de David Thewlis (“Liga da Justiça”) como o assessor de imprensa da jornada de Donald, com uma personalidade dúbia que dá um tempero à história.

Só que as idas e vindas dessas várias linhas enfraquece justamente o arco emocional do protagonista que vai se deteriorando com o tempo, mas sempre é cortado e acaba não recebendo a devida atenção por mais que Firth esteja abraçando o papel com unhas e dentes. O resultado é burocrático, carece de emoção, apesar da história muito bem contada.

Somente o Mar Sabe” conta com atuações bem acima da média, mas uma direção que tentou atirar para todos os aspectos da história sem equilibrar a o peso de cada um dentro da narrativa, como num excelente barco, mas sem vento para alimentar a vela.

Curiosidades:

  • Na época das filmagens Colin Firth tinha 55 anos, 20 anos mais velho do que o personagem real.
  • O ator que interpreta o prefeito de Teignmouth, cidade de onde Donald zarpou é realmente o prefeito da cidade! E mais: é filho do ex-prefeito da cidade na época em que o verdadeiro Donald embarcou! E mais: é a terceira geração de prefeitos da cidade, poise seu avô também era!
  • Foram filmadas ao mesmo tempo duas produções sobre a vida de Donald Crowhurst. Além deste, teve o independente “Crowhurst”. As filmagens de “Crowhurst” terminaram primeiro, mas com medo da concorrência, a produtora de “Somente o Mar Sabe” comprou os direitos de distribuição de “Crowhurst” e só lançou meses depois do lançamento de “Somente o Mar Sabe”.
  • Durante as filmagens Colin Firth teve um deslocamento no quadril e precisou ser internado.
  • Foi filmado em Devon, onde Colin Firth tem família e sempre os visitava.
  • A família Crowhurst tinha 4 filhos, mas não se sabe porque no filme eles só tinham 3.

Ficha Técnica:

Elenco:
Colin Firth
Eleanor Stagg
Rachel Weisz
Oliver Maltman
Mark Gatiss
Simon McBurney
Sam Hoare
Avye Leventis
Finn Elliot
Kit Connor
Andrew Buchan
Anna Madeley
Ken Stott
Adrian Schiller
David Thewlis
Jonathan Bailey

Direção:
James Marsh

Produção:
Graham Broadbent
Scott Z. Burns
Peter Czernin
Nicolas Mauvernay
Jacques Perrin

Roteiro:
Scott Z. Burns

Fotografia:
Eric Gautier

Trilha Sonora:
Rutger Hoedemaekers
Jóhann Jóhannsson
RIOPY

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram