Renfield – Dando o Sangue Pelo Chefe (“Renfield”)

O renascimento de Nicolas Cage no time A de Hollywood, visto no cinema pela última vez na ótima comédia “O Peso do Talento”, vai muito bem obrigado. E parece que a comédia virou um bom filão para ele que agora é ninguém menos que o Conde Drácula, fazendo parceria com Nicholas Hoult de “O Menu” como Renfield – que dá o nome ao título – o “familiar” que ajuda Drácula durante décadas e assim também adquire superpoderes comendo insetos (sim, isso está na obra original de Bram Stocker).

O humor já começa trazendo esse conflito para a nossa atualidade onde Renfield participa de um grupo de apoio para relações tóxicas. Ele é o elo mais fraco dessa relação até conhecer Rebecca (Awkwafina de “O Canto do Cisne”), uma corajosa policial que está atrás de uma família de mafiosos que matou seu pai, o que o inspira a enfrentar Drácula. Só que não vai ser tão fácil assim.

O diretor Chris McKay, responsável pelos filmes da saga “LEGO” que passaram no cinema consegue acertar em todas as decisões criativas que teve, inclusive e especialmente por criar um clima trash total com sangue e tripas sendo deliciosamente espalhadas durante todo o filme com algumas ótimas cenas como na sequencia do condomínio de Renfield ou na do restaurante.

Essa mesma direção aliada ao timing cômico do elenco faz com que o besteirol consiga transitar por uma espécie de realidade que faz o espectador comprar a história.

Eis que chegamos a Nicolas Cage: ele está simplesmente sensacional como Drácula e, justamente por ser o vilão com toques narcisistas, sua interpretação dispara. A cena em que ele está tendo uma “DR” no apartamento de Renfield onde ele começa a ser sarcástico é de dar gargalhadas. Inclusive ele imprime seus “maneirismos Cage”, como antes de devorar algumas pessoas, ele fecha os olhos, da mesma forma que faz em algum de seus filmes como o icônico ruim “60 Segundos”. É Cage sendo Cage. Hoult e Awkwafina estão engraçados e competentes, mas quando Cage entra é difícil segurar.

Finalmente destaque para as várias homenagens que a produção faz para os outros filmes mais sérios de Drácula, principalmente na introdução, quando a narrativa inicia pela estética visual do clássico de 1934 e vai avançando de acordo com as abordagens de outras obras do vampiro. Inclusive nessa introdução, os atores foram inseridos digitalmente no próprio “Drácula” de 1934.

Renfield” é aquela ótima opção para se dar muitas risadas despretensiosas com uma premissa original, justamente pela hilária abordagem atual que se propõe. E, é claro: Nicolas Cage.

Curiosidades:

  • Nicolas Cage sempre deixou claro que tinha o sonho de interpretar 3 personagens no cinema: Superman, Capitão Nemo e Drácula. Finalmente ele alcançou um dos personagens que queria. Na década de 2000 ele quase chegou a ser Superman num filme de Tim Burton, mas que foi cancelado. Ele chegou até a fazer teste de figurino. As fotos estão pela Internet.
  • Além de ser conhecido como um ator difícil de se trabalhar, Nicolas Cage só escolhia papéis em que fosse protagonista único (com exceção de “A Outra Face” de 1997). Poder dividir o protagonismo é justamente um dos fatores que está possibilitando o seu “renascimento”.
  • Nicholas Hoult interpretou o filho de Nicolas Cage em “O Sol de Cada Manhã” de 2005 e diz que desde então Cage serviu de inspiração para vários outros filmes e que foi maravilhoso voltar a trabalhar com ele.
  • Renfield foi um personagem que realmente existiu na obra de Bram Stocker, inclusive com a peculiaridade de ter superpoderes ao comer insetos. Porém no livro, Renfield tem 59 anos, bem mais velho que no filme. Entretanto, outras adaptações literárias já descreveram Renfield como um personagem mais jovem.
  • Aliás, há um distúrbio psicológico chamado Síndrome de Renfield, também conhecida como “Síndrome do Vampirismo”, onde o indivíduo tem atração por beber sangue, tem pavor de sol e se acha um vampiro.
  • Há uma cena onde Drácula se apresenta como o Príncipe de Wallachia. Está correto, pois Wallachia é a região que engloba a Transilvânia ao nordeste. Porém no filme ele pronuncia Wallachia ligeiramente errado.

Ficha Técnica:

Elenco:
Nicholas Hoult
Nicolas Cage
Awkwafina
Ben Schwartz
Shohreh Aghdashloo
Brandon Scott Jones
Adrian Martinez
Camille Chen
Bess Rous
Jenna Kanell
Danya LaBelle
Rhonda Johnson Dents
Christopher Matthew Cook
Michael P. Sullivan
Rosha Washington
James Moses Black
T.C. Matherne
Caroline Williams
Marcus Lewis
Derek Russo
Marvin Ross
Gabriel ‘G-Rod’
Dave Davis
Keith Brooks
Joshua Mikel
Chloe Adona
Stephen Louis Grush
Christopher Winchester

Direção:
Chris McKay

História e Roteiro:
Ryan Ridley
Robert Kirkman

Produção:
David Alpert
Bryan Furst
Sean Furst
Robert Kirkman
Chris McKay

Fotografia:
Mitchell Amundsen

Trilha Sonora:
Marco Beltrami

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram