O Pesadelo Sem Fim (“Five Nights at Freddy’s”)

Alguém aqui já viu o filme “Parque Maldito”, terror B com Nicolas Cage (naquela fase dele) que foi lançado em 2021? Pois bem, ele tem E-X-A-T-A-M-E-N-T-E a mesma trama desta produção: segurança noturno passa a cuidar de um parque fechado há anos e os personagens animatrônicos do parque passam a atacá-lo e a matar quem está no caminho.

O Pesadelo Sem Fim” é baseado na franquia de games “Five Nights at Freddy’s”, então especula-se que o criador de “Parque Maldito” se baseou no jogo, mas mudou todo o formato dos personagens para não pagar direitos autorais. Fato é que “O Pesadelo Sem Fim” chegou depois e dá a sensação de “passado”, mas como “Parque Maldito” só tem no streaming, esta produção que estréia no cinema pode atrair gente como uma primeira vez ao tema.

Há uma cena em que nosso herói, Mike (Josh Hutcherson de “Artista do Desastre”) acha que o que ele está vendo é incompreensível. É o que deve se passar na maioria dos espectadores a chegar e certo momento do filme. Primeiro porque é um terror que esqueceu de ser terror. O pior é que não é pelo excesso de humor – que também não se tem muito – mas pela própria falta de tensão, de criação de suspense, de mortes bem elaboradas, enfim, de todos os elementos básicos que uma produção desse gênero deve ter. Tanto que há uma única morte interessante que parece ter sido dirigida por outra pessoa que não a desconhecida Emma Tammi.

Ela também escreveu o roteiro e, para ter um diferencial, desenhou uma história pessoal sobre Mike que acaba estando intimamente ligada com o filme. Só que na hora de materializar (dirigir), não soube contar e tudo parece sempre estar perdido na narrativa.

A policial Vanessa vivida por Elizabeth Lail (“A Hora da sua Morte”) é um personagem sem pé nem cabeça (não literalmente) e parece disposta a confundir o roteiro com diálogos surreais achando que consegue fazer o espectador de idiota. Josh Hutcherson que teve seus 15 minutos de fama na franquia “Jogos Vorazes” está pagando o aluguel aqui com uma performance no piloto automático e parece ter entendido o roteiro tanto quanto o público (ou seja, nada).

As quase duas horas de filme tornam esse pesadelo praticamente sem fim, mas quando acaba a sensação do espectador é a mesma da maioria dos personagens presos no parque: a de sair o quanto antes.

Curiosidades:

  • Nenhuma criatura foi feita com CGI. Todas foram feitas com bonecos animatrônicos ou com fantasias, dependendo do tipo de movimento requerido na cena.
  • A música que aparece no parque tocando é “Talking In Your Sleep” do The Romantics, feita em 1983.

Ficha Técnica:

Elenco:
Josh Hutcherson
Piper Rubio
Elizabeth Lail
Matthew Lillard
Mary Stuart Masterson
Kat Conner Sterling
David Lind
Christian Stokes
Joseph Poliquin
Grant Feely
Asher Colton Spence
David Huston Doty
Liam Hendrix
Jophielle Love
Tadasay Young
Michael P. Sullivan
Wyatt Parker
Lucas Grant
Jessica Blackmore
Garrett Hines

Direção:
Emma Tammi

História e Roteiro:
Scott Cawthon
Seth Cuddeback
Emma Tammi

Produção:
Jason Blum
Scott Cawthon

Fotografia:
Lyn Moncrief

Trilha Sonora:
The Newton Brothers

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram