O Pálido Olho Azul (“The Pale Blue Eye”)

É baseado na obra de Louis Bayard que por sua vez conseguiu escrever uma história fictícia num contexto real, inclusive como um dos personagens centrais sendo o renomado Edgar Allan Poe que, dentre tantos clássicos, escreveu o famoso “Os Assassinatos da Rua Morgue”.

Mas o protagonista é um personagem tirado de um dos contos de Poe, Landor, interpretado por Christian Bale de “Amsterdam”, sendo que eles interagem entre si. Ocorre um assassinato dentro de uma academia militar e o aposentado detetive Landor é chamado para investigar. O quebra-cabeças começa a fica complexo, mas ele conhece o jovem escritor Poe, de mente tão afiada quanto e, juntos, passam a buscar as respostas para o crime.

Se Bale sabe exatamente o equilíbrio entre um astuto detetive e um homem amargurado por um passado misterioso, o destaque na atuação vai para Harry Melling, que já tinha feito uma ótima participação em “O Diabo de Cada Dia” e agora se prova um ator bastante versátil, além da ótima caracterização que lembra em muito o próprio Edgar Allan Poe quando jovem.

Edgar Allan Poe e Harry Melling

O diretor Scott Cooper que já foi parceiro de Bale em filmes como “Tudo Por Justiça” mantém o roteiro nas rédeas, sem exageros e sendo burocrático na medida certa. Confia no elenco, mas segue com pouco espaço para improvisações. Algumas das passagens são palavra a palavra da obra originária com mais adequação do que licenças poéticas, o que não deixa de ser uma notícia boa.

Só na grande reviravolta no final que Cooper se empolga e glamouriza a sequencia com uma eloquência provavelmente bem maior do que no livro.

Destaque para a fotografia de Masanobu Takayanagi (“O Canto do Cisne”) que além de belíssima com os tons brancos de neve, consegue causar uma sensação soturna e claustrofóbica mesmo em ambientes ambertos onde se passa grande parte da trama.

O Pálido Olho Azul” consegue misturar drama e suspense sem haver prejuízo em nenhuma das partes e segura um mistério consistente até uma reviravolta de respeito.

Curiosidades:

  • O título vem de um verso do conto de Edgar Allan Poe “O Coração Revelador”.
  • Poe realmente frequentou a academia militar West Point (onde se passa o filme), mas nessa época ele já tinha alguns de seus contos publicados.
  • O bar onde se passa algumas das cenas, Benny Havens, foi fundado naquela época e existe até hoje.
  • O personagem Landor, está no último conto de Poe, “Landor’s Cottage” onde ele descreve toda a cabana de Landor sem nunca descrever seu dono, o que mostra a complicada relação entre ele e o personagem.
  • O filme tem várias referências de outras obras de Poe, como a presença de corvos, sua citação direta de seu conto “Lenore”, o próprio título do filme, entre outros.

Ficha Técnica:

Elenco:
Christian Bale
Harry Melling
Simon McBurney
Timothy Spall
Toby Jones
Harry Lawtey
Fred Hechinger
Joey Brooks
Charlotte Gainsbourg
Lucy Boynton
Robert Duvall
Gillian Anderson
Steven Maier
Brennan Keel Cook
Orlagh Cassidy
Scott Anderson
Gideon Glick
Jack Irv
Matt Helm
Hadley Robinson
Mathias Goldstein
Charlie Tahan

Direção:
Scott Cooper

História e Roteiro:
Scott Cooper

Produção:
Christian Bale
Scott Cooper
John Lesher
Tyler Thompson

Fotografia:
Masanobu Takayanagi

Trilha Sonora:
Howard Shore

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram