O Pacto (“Guy Ritchie’s The Covenant”)

Em inglês o título é “Guy Ritchie’s The Conventant”, algo como “O Pacto por Guy Ritchie”. A adição do nome do diretor ao título se deve ao fato do estúdio não confundir essa produção com uma de 2006 chamada também de “O Pacto” que é um terror teen.

Mas poderia ter sido por outro motivo. Poderia ter sido pelo fato de que é um filme de Guy Ritchie onde ela se desapega totalmente de seu estilo, com elenco e equipe fora de sua panelinha. Das poucas vezes que ele fez isso não deu muito certo, mas dessa vez ele marca um golaço. E olha que o tema é o batido gênero da Guerra no Afeganistão.

Jake Gyllenhaal de “Ambulância – Um Dia de Crime” é o Sargento John Kinley em pleno Afeganistão e acaba de escalar um novo tradutor, Ahmed (Dar Salim de “Dublê do Diabo”), após a morte do tradutor antigo e partem para várias missões. Após Ahmed salvar a vida de John que volta para os EUA, ele some e então John tenta de tudo para salvá-lo do Talibã que colocou sua cabeça a prêmio.

As duas horas de filme são muito bem distribuídas e três grandes atos: as eletrizantes missões no Afeganistão de Kinley e seu time, com um clímax de fazer inveja a muitos desfechos; a estada de John nos EUA onde ele fica obcecado em encontrar o parceiro tradutor, e a volta ao Afeganistão na missão clandestina de resgatar Ahmed.

Talvez o último ato seja o mais óbvio, mas os últimos segundos do filme dizem muito apenas num jogo de olhares. Guy Ritchie capitaliza muito bem as palavras técnicas e esses olhares silenciosos colocando legendas com algumas explicações rápidas, simples e, principalmente, que parecem fazer parte da narrativa.

Sua direção nas cenas de ação tem uma ótima dinâmica ao mesmo tempo em que deixa o espectador muito bem localizado de todos os movimentos dos personagens.

Jake Gyllenhaal mostra tudo o que sabe e tem uma ótima performance num personagem que geralmente é unidimensional, enquanto Dar Salim deixa a sua marca também revertendo o estereótipo do afegão na guerra.

Destaque para a direção de fotografia do desconhecido Ed Wild que emula muito bem as paisagens do oriente médio através de cores dessaturadas.

O Pacto” enfoca essa relação entre duas culturas diferentes com o espaço devido ao drama (vide as fotos nos créditos finais) e com a mais pura e melhor ação para ninguém ficar parado na cadeira. Um ótimo produto mainstream com conteúdo.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jake Gyllenhaal
Dar Salim
Sean Sagar
Jason Wong
Rhys Yates
Christian Ochoa Lavernia
Bobby Schofield
Emily Beecham
Jonny Lee Miller
Alexander Ludwig
Reza Diako
James Nelson-Joyce
Gary Anthony Stennette

Direção:
Guy Ritchie

História e Roteiro:
Guy Ritchie
Ivan Atkinson
Marn Davies

Produção:
Ivan Atkinson
Josh Berger
John Friedberg
Guy Ritchie

Fotografia:
Ed Wild

Trilha Sonora:
Christopher Benstead

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram