Para mim sempre foi um mistério o motivo pelo qual um ator tão versátil quanto Liam Neeson ficou confinado a filmes de ação cada vez menos interessantes e com menos orçamento. A tentativa dele escapar dessa espiral em “Sombras de um Crime” não foi bem sucedida.
Mas já podemos respirar: não só “Nosso Amor” recoloca Neeson no gênero de drama romântico, como parte do ótimo resultado se deve à sua atuação. Outra parte fica por conta da excelente Lesley Manville do belíssimo “Sra. Harris Vai à Paris”.
Eles são o casal Joan e Tom, são casados há décadas e no passado também perderam a filha adolescente, o que lhes rendeu aquele peso de luto eterno. Quando Joan descobre que tem câncer de mama, eles se unem entre afinidades e atritos para passar por mais essa provação.
O título em inglês é “Ordinary Love” que numa tradução livre seria algo como “Amor Comum”. E essa é a sacada do roteiro: não há uma glamourização de um romance cinematográfico, mas um casal comum com muito tempo junto passando por uma fase muito delicada, pois doença sempre é algo delicado, principalmente com risco de morte.
Só que para interpretar esse “amor comum”, só mesmo uma dupla de artistas com um enorme talento, pois é preciso que se estabeleça a premissa desse sentimento cotidiano, ao mesmo tempo em que se passa por momentos que são inéditos de dor e possíveis perdas.
Neeson e Manville dão um show. Artistas reais interpretando pessoas reais e mesmo com alguns artifícios visuais e narrativos da direção, o filme sempre se pronuncia com um pé na realidade das dinâmicas pessoais.
Até a trilha sonora de David Holmes, que já trabalhou com Neeson em “Sombras de um Crime” acerta em cheio em não se impor e acompanhar a narrativa com discrição, mas contribuindo para a atmosfera do momento.
“Nosso Amor” foge do lugar comum de não ser comum e ainda tem um desfecho que foge do clichê, faz uma linda rima com o início e deixa um sorriso no espectador. Recomendado com suspiros de satisfação.
Ficha Técnica:
Elenco:
Lesley Manville
Liam Neeson
Esh Alladi
Melanie Clark Pullen
Geraldine McAlinden
David Wilmot
Amit Shah
Direção:
Lisa Barros D’Sa
Glenn Leyburn
História e Roteiro:
Owen McCafferty
Produção:
Piers McGrail
Fotografia:
Eben Bolter
Trilha Sonora:
David Holmes
Brian Irvine