Quem somos nós para julgar os sonhos dos outros?
A Sra. Harris é uma diarista na Londres dos anos 50 que eternamente espera seu marido que provavelmente morreu na guerra e que, apesar de ser alguém bastante agradável e prestativa, vive sem grandes ambições. Até que na casa de uma de suas clientes se depara com um virtuoso vestido Christian Dior e então ela começou a sonhar em ter um da mesma marca. Com um golpe de sorte ela consegue ir à Paris com o dinheiro que juntou para comprar o vestido, mas as coisas não serão tão fáceis.
Mesmo longe da possibilidade do filme ganhar um Oscar, ele merecia pelo menos algumas indicações. Primeiro que o arco da história é belíssimo, com excelentes vibrações e que abrangem carinhosamente todos os personagens envolvidos.
Não menos importante o elenco está sensacional: Lesley Manville de “Nunca é Tarde Para Amar” é puro carisma e apaixonante como a protagonista que já entrando na terceira idade é um símbolo da constante esperança, mesmo quando tudo joga contra (há um excelente diálogo sobre o paradoxo da esperança num determinado trecho); Jason Isaacs de “O Soldado que Não Existiu” faz a antítese de seus vilões costumeiros e entrega um de seus papéis mais carinhosos; Isabelle Huppert de “Final Feliz” consegue jogar em qualquer posição e surpreender, e aqui não é diferente; enquanto ainda há o colírio chamado Alba Baptista, atriz portuguesa ainda desconhecida do grande público que interpreta uma modelo da Dior com um ótimo arco romântico.
O design de produção, reconstituição de época e figurino estão bem acima do patamar normal e passam um frescor de um filme dos anos 60 feito agora, mas quem rouba todas as cenas é a trilha sonora de Rael Jones do também ótimo “Suíte Francesa”. Sua trilha serve como um narrador de sentimentos e praticamente guia o espectador em toda a jornada dramática da protagonistas e coadjuvantes.
Pode parecer paradoxal – como muitas coisas na vida – mas “Sra. Harris Vai à Paris” tem uma previsibilidade cativante onde ninguém precisa de surpresas, além de uma direção leve e atuações que criam total afinidade com o público. Merece muito ser visto.
Ficha Técnica:
Elenco:
Lesley Manville
Isabelle Huppert
Lambert Wilson
Alba Baptista
Lucas Bravo
Ellen Thomas
Rose Williams
Jason Isaacs
Anna Chancellor
Bertrand Poncet
Christian McKay
Freddie Fox
Guilaine Londez
Philippe Bertin
Roxane Duran
Dorottya Ilosvai
Delroy Atkinson
Vincent Martin
Direção:
Anthony Fabian
Roteiro:
Paul Gallico
Carroll Cartwright
Anthony Fabian
Keith Thompson
Olivia Hetreed
Produção:
Guillaume Benski
Anthony Fabian
Xavier Marchand
Fotografia:
Felix Wiedemann
Trilha Sonora:
Rael Jones