“Minions 2” também poderia ser chamado de “Meu Malvado Favorito Zero”, pois divide igualmente o tempo de participação de Gru e de seus asseclas amarelinhos. Aliás, funciona tanto como spin-off de “Meu Malvado Favorito”, como prequel deste e como sequência de “Minions”.
Tantos títulos e categorias para uma entrega que que repete a qualidade do seu antecessor, isto é, bom mas esquecível.
Começa com Gru na pré-adolescência já tendo adotado os Minions como ajudantes e querendo entrar num grupo de vilões chamado Sexteto Sinistro. Então Gru rouba um medalhão que o Sexteto está atrás e daí começa a confusão.
Na falta de uma história mais coesa, os diretores Kyle Balda, Brad Ableson e Jonathan del Val (sim, são 3) apostam numa infinidade de referências a produções ícones da cultura pop e pequenas subtramas que funcionam mais como esquetes do que parte da história em si, como os Minions aprendendo Kung-fu ou no passeio de motocicleta que um deles faz, e assim por diante.
O apelo das gags dos Minions ainda existem, principalmente porque a linguagem deles é uma mistura de várias línguas, inclusive português e espanhol que o espectador identifica facilmente e acaba também sendo um atrativo para prender sua atenção.
No mais, o desenvolvimento é feito nas coxas de vez em sempre descambando para o absurdo e às vezes até insultando a inteligência do espectador, por exemplo na cena em que Gru e seu vilão favorito só percebem que a casa dele está completamente destruída depois que entram nela.
Por sorte a essência humorística da trama dilui os furos de roteiro, traz algumas boas piadas, parecendo o extinto “Zorra Total” de um tema só.
“Minions 2” talvez seja o último exemplar da série que agora sim está saturada, mas que pelo menos saiu digno pela porta da frente. Mais um desses e será puro caça-níqueis para incautos.
Curiosidades:
- Os uniformes que os 3 Minions de Kung-Fu usam é uma homenagem à protagonista Noiva de “Kill Bill”.
- Um dos capangas do vilão principal numa cena está lendo um exemplar da revista MAD de saiu em 1961 sobre Nixon e Kennedy, apesar do filme se passar em 1976.
- As músicas dos anos 70 tocadas no filme são todas feitas pelos respectivos artistas originais. Porém na trilha sonora que está sendo vendida, elas são todas cantadas por bandas covers.
- Todos os antagonistas da saga “Meu Malvado Favorito” são homens. Todos os antagonistas da saga “Minions” são mulheres.
- De todos os filmes de “Meu Malvado Favorito” e “Minions” esse é o de menor duração (1h27min).
- Os créditos iniciais são uma homenagem aos filmes de James Bond.
Ficha Técnica:
Elenco:
Steve Carell
Pierre Coffin
Alan Arkin
Taraji P. Henson
Michelle Yeoh
Julie Andrews
Russell Brand
Jean-Claude Van Damme
Dolph Lundgren
Danny Trejo
Lucy Lawless
Jimmy O. Yang
Kevin Michael Richardson
John DiMaggio
RZA
Will Arnett
Steve Coogan
Direção:
Kyle Balda
Brad Ableson
Jonathan del Val
Roteiro:
Matthew Fogel
Brian Lynch
Matthew Fogel
Produção:
Janet Healy
Christopher Meledandri
Chris Renaud
Trilha Sonora:
Heitor Pereira