Duna: Parte 2 (“Dune: Part Two”)

O único defeito de “Duna Parte 2” é a gente precisar ver o primeiro para entender. Olhando em retrospecto tenho a convicção de a intenção do diretor Denis Villeneuve era fazer dois filmes de duração aproximada e igualmente épicos. O primeiro tem 2h35min e o segundo tem 2h46min. Só que a história do primeiro é muito mais simples e rápida de se contar, então ele encheu o antecessor com imagens contemplativas, como as visões do protagonista, as quais de verdade não serviram para nada e, portanto, tem-se um início cheio de gordura, apesar de visualmente magnífico.

Já na parte 2, todo segundo conta e é claro que aqui Paul Atreides (Timothée Chalamet) tem muito menos visões porque sobra história para contar e assim o diretor vai direto como uma lâmina e acerta em tudo.

Paramos quando Paul e sua mãe (Rebecca Ferguson) estavam no deserto na tribo dos Fremen onde há suspeitas do nosso herói também ser o messias daquele povo (o escolhido, quase um… Jedi) e então começam a se agrupar para se vingar dos Harkonnen. Enquanto Paul começa a cair de amores pela casca grossa Chani (Zendaya), o imperador aparece pela primeira vez na pele de Christopher Walken (“Perfeita Para Você”) e começa a traçar um plano para que os Harkonnen tomem o planeta dos Fremen e extermine a todos, inclusive seu líder, sem saber que é o próprio Paul.

Não há palavras para descrever que cada tomada é uma obra de arte e houve um planejamento intenso para colocar essa arte em movimento, onde edição, cenografia, figurino e efeitos especiais estejam tão alinhados que não se perceba a sua influência.

O contraste do laranja saturado do planeta Arrakis com o preto e branco do planeta dos Harkonnen evoca muito mais do que apenas o visual, mas praticamente uma declaração de valores. Destaque para os fogos de artifício em forma de plasma do planeta.

O elenco está impecável seja na atuação ou caracterização e dessa vez o diretor não deixou nenhum espaço para gordura. O ritmo corre no tempo certo e as quase 3 horas de filme viram um deleite que o espectador não quer que acabe com o compositor Hans Zimmer repetindo seu show na trilha sonora.

O desfecho não deixa de ser surpreendente e abre as portas para uma trilogia que pode ser a grande ficção científica da década.

Duna Parte 2” já pode ser considerada uma das grandes continuações do cinema junto com “Exterminador do Futuro 2”, “Aliens – O Resgate”, “De Volta Para o Futuro 2”. Beira a perfeição.

Curiosidades:

  • Stellan Skarsgård tinha que tomar remédio para não urinar, pois a sua maquiagem corporal de látex não permitia. Eram 8 horas para aplicar a maquiagem e 2 horas para tirar.
  • Austin Butler ganhou mais de 10kg de massa muscular para viver o novo vilão.
  • A maior diferença entre o livro e o filme é que no livro não é o imperador e sua Benne Gesseret os responsáveis pela conspiração, mas sim aqueles que a materializaram.
  • Sua estréia se deu no 40º aniversário de Duna que coincidentemente também foi o aniversário do ator Javier Barden que completou 55 anos.

Ficha Técnica:

Elenco:
Timothée Chalamet
Zendaya
Rebecca Ferguson
Javier Bardem
Josh Brolin
Austin Butler
Florence Pugh
Dave Bautista
Christopher Walken
Léa Seydoux
Stellan Skarsgård
Charlotte Rampling
Souheila Yacoub
Roger Yuan
Babs Olusanmokun
Alison Halstead
Giusi Merli

Direção:
Denis Villeneuve

História e Roteiro:
Denis Villeneuve
Jon Spaihts

Produção:
Cale Boyter
Amanda Confavreux
Tanya Lapointe
Robbie McAree
Patrick McCormick
Mary Parent
Denis Villeneuve

Fotografia:
Greig Fraser

Trilha Sonora:
Hans Zimmer

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram