Não deixa de ser interessante o fato de que esse é o segundo personagem bíblico que o ator Jim Caviezel interpreta, uma vez que enquanto nesta produção ele é meio que o protagonista Lucas, ele já foi ninguém menos que Jesus no cultuado filme de Mel Gibson, “A Paixão de Cristo” em 2004.
No ano 67 d.C. quando Roma era governada por Nero que promoveu uma chacina ao povo Cristão, o apóstolo Paulo (James Faulkner de “Atômica”) foi capturado e em seu corredor de morte na prisão era visitado por Lucas que começa a escrever a história de vida dele, a qual iria culminar em um dos evangelhos.
Na falta de conteúdo, o roteiro embarca numa série de subtramas chatas e previsíveis que tentam de toda forma se vincular ao desenvolvimento principal. Só que o problema está justamente na linha mestra da narrativa: Paulo conta sua história que acaba sendo fragmentada e óbvia e não oferece grande dramaticidade, com tramas menores inclusive sendo mais relevantes, só que também perdidas no meio do mar de acontecimentos.
Ainda há o núcleo da doença da filha do prefeito da prisão onde Paulo se encontra (Olivier Martinez de “O Físico”) que desde o início já se sabe como termina, sendo que esse desfecho que tá na cara de todos acaba sendo o clímax que era impossível de esconder do espectador.
A verdade é que independente das tramas serem fortes ou fracas, boas ou ruins, dinâmicas ou estáticas, o desconhecido diretor Andrew Hyatt picotou tanto a evolução delas que diluiu seu significado e ainda nem deu um fim que se preza a algumas. Tudo isso enquanto rola na tela as mensagens de “Deus é amor” que, apesar de serem totalmente aderentes ao contexto, às vezes fica meio batida.
“Paulo, Apóstolo de Cristo” não soube ser conduzido e na falta de um bom roteiro, colocaram várias historinhas com um pretenso fundo edificante para alinhar com a mensagem de amor proposta. Boa mensagem, mas filme chato.
Ficha Técnica:
Elenco:
Jim Caviezel
James Faulkner
Olivier Martinez
Joanne Whalley
John Lynch
Yorgos Karamihos
Antonia Campbell-Hughes
Alessandro Sperduti
Alexandra Vino
Manuel Cauchi
Noah Huntley
Kenneth Spiteri
Anthony Edridge
Direção:
Andrew Hyatt
Roteiro:
Terence Berden
Andrew Hyatt
Produção:
Terence Berden
David Zelon
Fotografia:
Gerardo Madrazo
Trilha Sonora:
Jan A.P. Kaczmarek