É sempre uma boa surpresa quando um épico foge do lugar comum e dos artistas comuns ao gênero que costuma ter atuações milionárias.
Passando-se no século XI, “O Médico” fala sobre uma criança londrina que nasce com um dom de saber quando as pessoas correm risco de vida por conta de sua saúde ao tocá-las. Quando sua mãe morre do “mal da barriga”, ela acaba sendo adotada a contragosto por um charlatão que se autodenominava médico, mas na época era chamado de barbeiro (Stellan Skarsgård de “Ninfomaníaca”, numa atuação espetacular).
Anos se passam e o já jovem Rob Cole (Tom Payne de “Reality da Morte”) anseia por aprender a verdadeira medicina e viaja para o oriente, tendo que fingir-se de judeu para não morrer até encontrar a escola mais famosa do mundo e seu renomado professor Ibn Sina (Ben Kingsley de “O Jogo do Exterminador”). Lá ele vai conhecer o amor de sua vida, aprender medicina e enfrentar uma guerra entre judeus e muçulmanos.
Baseado no livro homônimo de Noah Gordon e tido como um dos dez mais importantes da literatura contemporânea, o filme dirigido por Philipp Stölzl (“Perseguição Implacável”) consegue discorrer com êxito suas várias tramas mesmo se excedendo um pouco em tempo (mais de duas horas e meia). Ainda que algumas vezes o espectador possa sentir esse tempo, é encantador ver a jornada do protagonista e até mesmo ele e seu professor conduzindo os avanços da medicina.
Ele nos mostra um tipo bem diferente de protagonista que se coloca à margem da ação, porém sem tirar a dinâmica e o ritmo da narrativa. A questão histórica dos conflitos entre o cristianismo, judaísmo e islamismo também dão uma interessante tônica, além do próprio interesse amoroso de Cole que se mistura organicamente à trama. O belo desfecho escapa com louvor do clichê e ainda prova como Skarsgård consegue sempre surpreender.
Os efeitos especiais tem um cuidado todo especial, colocando a produção em altíssimo nível em conjunto com a ótima fotografia de Hagen Bogdanski (“W.E. – O Romance do Século“)
“O Médico” equilibra com harmonia todos os elementos de um ótimo épico ao mesmo tempo em que subverte muitos dos seus conceitos. E tudo pra melhor.
Obs: Chamar o filme de “O Físico” por causa de um falso cognato é uma das coisas mais estúpidas que a distribuidora brasileira conseguiu fazer.
Ficha Técnica
Elenco:
Tom Payne
Stellan Skarsgård
Olivier Martinez
Emma Rigby
Elyas M’Barek
Fahri Yardim
Makram Khoury
Michael Marcus
Ben Kingsley
Stanley Townsend
Emil Marwa
Martin Hancock
Adam Thomas Wright
Direção:
Philipp Stölzl
Produção:
Wolf Bauer
Nico Hofmann
Fotografia:
Hagen Bogdanski
Trilha Sonora:
Ingo Frenzel