Marcel, A Concha de Sapatos (“Marcel the Shell with Shoes On”)

Como o próprio título fala, nosso protagonista é, por assim dizer, uma concha de sapatos chamado Marcel.

O filme é feito numa espécie de pseudo documentário (em inglês cunhou-se o termo “mockumentary”) o diretor Dean Fleischer Camp é próprio cinegrafista que filma a vida de Marcel.

Nesse universo “quase real”, Marcel é uma criatura tida como encantadora, mas nunca deixa de ser algo normal. A casa onde Marcel vive é alugada num AirBnB e passam várias pessoas. Uma delas, Dean, estabelece-se lá e começa a filmar o estilo de vida de Marcel e sua avó Connie, enquanto também descobrimos que sua família desapareceu após que o casal que ocupava a casa anteriormente se separou.

O diretor já havia feito em 2010 e 2011 dois curtas-metragens sobre Marcel e agora volta com esse projeto ambicioso que casa live action com animação em stop motion da melhor forma possível.

O maior desafio do filme é não se apaixonar por Marcel. Sua aparente fragilidade, incluindo a voz de Helen Slater, atriz que hoje fica mais por trás das câmeras e interpreta o protagonista desde 2010, esconde uma vontade imensa de conhecer a vida, ao mesmo tempo em que tem um amor incondicional pela sua avó, na voz da sempre ótima, a decana Isabella Rossellini (“O Mostro no Armário”).

A história é muito mais sobre a filosofia de vida que Marcel nos ensina travestida do que ele pode aprender com o mundo que quer explorar ou com a família que quer achar. A essência tem justamente a ver com a conexão e seu delicado equilíbrio onde, muitas vezes Marcel se encontra solitário e outras assoberbado. A pérola do filme jaz em sua visão de mundo e as conexões que ela proporciona.

A avó Conny também é uma personagem fascinante com um arco emocional de produzir lágrimas, ao passo em que Dean como o único humano principal que dirige o documentário e por conseguinte o filme em si, sabe exatamente seu lugar e quando aparecer.

Existe humor e muito, só que, como tudo na narrativa é muito bem colocado para que o resultado não descambe nem para a comédia, nem para um dramalhão, sendo um grande êxito esse senso de equilíbrio de gêneros com risos e lágrimas transitando de forma natural.

Marcel, A Concha de Sapatos” tem muito o que ensinar para as animações atuais, pois transforma o mais simples num turbilhão de emoções e faz uma conchinha com sapatos parecer gigante.

Curiosidades:

  • A concha original que é Marcel foi comprada numa loja de hobbies. As demais, o diretor preferiu fazer via impressora 3D.
  • O filme demorou 8 anos para ser produzido.
  • Helen Slater era casada com Dean Fleischer Camp na época dos curtas-metragens, mas quando as produções para o filme começaram eles já tinham se divorciado.
  • A avó de Marcel se chama Connie por causa da avó de Helen Slater que tem o mesmo nome.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jenny Slate
Dean Fleischer Camp
Isabella Rossellini
Joe Gabler
Lesley Stahl
Rosa Salazar
Thomas Mann

Direção:
Dean Fleischer Camp

História e Roteiro:
Dean Fleischer Camp
Jenny Slate
Nick Paley
Elisabeth Holm

Produção:
Dean Fleischer Camp
Andrew Goldman
Elisabeth Holm
Caroline Kaplan
Terry Leonard
Paul Mezey
Jenny Slate

Fotografia:
Eric Adkins
Bianca Cline

Trilha Sonora:
Disasterpeace

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram