Guardiões da Galáxia Vol. 3 (“Guardians of the Galaxy Volume 3”)

Não canso de repetir à quem acompanha a Marvel: a construção do MCU teve seu ápice em “Vingadores – Ultimato” e a partir de então, por mais que se traga novos mundos e novos personagens, estaremos sempre apontando para um universo que já está estabelecido.

Antes, entre filmes sensacionais (“Capitão América e o Soldado Invernal”, “Guerra Civil”) ou não (“Homem de Ferro 3”, “Homem-Formiga”) sempre havia o componente de construção de um universo. Agora que esse componente se foi, precisamos avaliar as produções da Marvel com outros olhos, sem buscar aquele “algo mais”.

Decerto, pós “Ultimato”, poucas produções sejam para o cinema ou para a TV tiveram tanta relevância, sendo o espetacular “Homem-Aranha sem Volta Para Casa” uma das poucas exceções.

Eis que chegamos nos Guardiões da Galáxia e em uma das trilogias mais bem sucedidas do MCU. Ao mesmo tempo em que eles foram fundamentais na apresentação de Thanos e as jóias do infinito, nossos heróis sempre viveram num mundo à parte dos demais Vingadores e por si só dispensam muitos dos easter eggs que, em outros filmes da Marvel seriam obrigatórios.

O Volume 3, tal qual seu antecessor, funciona muito bem como um filme independente e, ao mesmo tempo, melhora quando contextualizamos no histórico que conhecemos.

Os Guardiões estão em seu QG (mostrado primeiramente no “Especial de Natal”) quando são atacados por Adam Warlock (Will Poulter de “Detroit em Rebelião”). O alvo dele é pegar Rocket para devolver ao seu criador – sim, é uma história de origem – o Alto Revolucionário (Chukwudi Iwuji que despontou na série também de James Gunn, “Peacemaker”, da DC). Nessa luta Rocket fica à beira da morte e seus amigos precisam cruzar o espaço e enfrentar o diabólico vilão para salvá-lo.

Seguindo o estilo de seus últimos filmes para a franquia, James Gunn mais uma vez encontra o ponto de equilíbrio entre a comédia rasgada, os picos de tensão, a urgência da trama e principalmente a emoção (sim, algumas lágrimas vão cair). Ele consegue tudo isso sem precisar sacrificar a essência da história ou tirar as partes mais cômicas.

O desenvolvimento dos personagens está mais maduro e a dinâmica entre eles muito mais bem explorada. A relação entre Quill e a nova Gamora (aquela que veio do passado e ficou por aqui) está bastante “pé no chão” e, mesmo o filme tendo o Rocket como centro emocional da trama, não dá para não destacar a Nebulosa como talvez uma das grandes surpresas em relevância e emoção na obra. O outro lado fica por conta de um Warlock meio que alívio cômico e o vilão que de vez em quando dá uma surtada do nada.

Os efeitos especiais estão acima até mesmo do nível das últimas produções da Marvel, a ação é eletrizante (a cena do corredor da nave no último ato é icônica) e a quantidade de figurantes representando a diversidade espacial é absurda de boa, bem melhor inclusive do que em “Homem-Formiga 3”.

Guardiões da Galáxia Vol. 3” é diversão com inteligência e emoção que pavimenta a qualidade da Marvel, mas lembrando que agora o MCU já foi expandido a o espectador não vai mais ser mimado com easter eggs ou braços de outras histórias como antes.

Curiosidades:

  • No planeta que serve de QG aos Guardiões, podemos ver Skrulls e até mesmo o pato Howard, o Super-Herói, levado pela Marvel ao cinema na década de 80.
  • Um dos saqueadores é um mago que domina os mesmos poderes do Doutor Estranho. Dá para perceber pelos portais que ele abre para os saqueadores entrarem.
  • James Gunn inspirou o vilão Alto-Revolucionário no protagonista do livro (que também tem em filme), “A Ilha do Dr. Moreau”.
  • A voz de Lylla é de Linda Cardellini que também faz a esposa do Gavião Arqueiro.
  • Sean Gunn, irmão de James Gunn, que faz o personagem Kraglin também faz o Rocket do passado.

***SPOILERS – SÓ LEIA APÓS ASSISTIR AO FILME***

  • A menininha da cena pós créditos que compõe os novos Guardiões da Galáxia é Phyna-Vell que tem os mesmos poderes da Capitã Marvel e que nos quadrinhos foi a quarta capitã.

Ficha Técnica:

Elenco:
Chris Pratt
Chukwudi Iwuji
Bradley Cooper
Zoe Saldana
Pom Klementieff
Dave Bautista
Karen Gillan
Linda Cardellini
Vin Diesel
Will Poulter
Jennifer Holland
Nathan Fillion
Daniela Melchior
Sylvester Stallone
Maria Bakalova
Sean Gunn
Stephen Blackehart
Terence Rosemore
Sarah Alami
Jasmine Munoz
Giovannie Cruz
Nico Santos
Miriam Shor
Noa Raskin
Asim Chaudhry
Mikaela Hoover
Elizabeth Debicki
Judy Greer
Reinaldo Faberlle
Tara Strong
Jared Gore
Michael Rosenbaum
Molly C. Quinn
Dee Bradley Baker
Benjamin Byron Davis
Tiffany Smith

Direção:
James Gunn

História e Roteiro:
James Gunn

Produção:
Kevin Feige

Fotografia:
Henry Braham

Trilha Sonora:
John Murphy

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram