Entre Mulheres (“Women Talking”)

Baseado no livro de Miriam Toews sobre um caso ocorrido em 2010, “Entre Elas” deu à sua roteirista e diretora Sarah Polley o Oscar de melhor roteiro adaptado.

O filme tem uma pegada teatral, pois praticamente se passa todo num celeiro, onde um grupo de mulheres de uma comunidade ultraconservadora discute seu destino após alguns homens da comunidade serem presos por agressão e estupro dessas próprias mulheres. Sabendo da estrutura patriarcal e machista de sua comunidade, elas precisam decidir se fogem ou ficam para lutar.

Com um elenco de peso, a diretora aposta no talento do grupo para que não só argumentem sobre seu destino, como também contém o que houve, além de, é claro, dar a emoção a uma narrativa delicada sobre a violência contra a mulher.

O objetivo é atingido em parte. Curiosamente Polley não colocou a ação explícita, limitando-se a flashbacks muito subjetivos de tal forma que o espectador dificilmente conseguirá ter uma noção detalhada do evento que leva as mulheres a essa reunião tão importante (nas curiosidades, detalharemos).

A discussão sobre o futuro delas tem seus altos e baixos, às vezes com uma ótima profundidade filosófica, outras apenas se repetindo. Há inclusive uma cena em que uma pré-adolescente do grupo faz exatamente essa crítica de repetição e chatice.

Quanto à emoção, o pessoal é fera. O conflito entre opiniões é a chave para que essa emoção aflore, além dos prós e contras de cada opção que elas tem, principalmente pelo fato de que no final, todas querem a mesma coisa, mas não sabem a melhor maneira de conseguir.

Ironicamente talvez a melhor atuação venha do único ator homem adulto, Ben Whishaw (dos filmes do 007), que faz August o “ateiro” (quem faz a ata) da reunião das mulheres – pois é o único que sabe ler e escrever – e é perdidamente apaixonada por Ona (Rooney Mara de “O Beco do Pesadelo”) que engravidou devido ao estupro e está decidida em deixar a comunidade. Sua performance rivaliza com a do elenco feminino e seu ciclo dramático é tão relevante quanto o delas (há um motivo para isso que você lê nas curiosidades).

Entre Mulheres” discute bem o tema da violência contra a mulher, mas há momentos em que fala mais do que mostra e nem sempre isso funciona.

Curiosidades:

  • O caso real aconteceu numa comunidade ultraconservadora da Bolívia em 2010 chamada Menonnite. No detalhe, um grupo de homens colocou sedativos na água destinada às mulheres e, durante a madrugada, fizeram um estupro em massa, muitos deles com violência. No dia seguinte, elas acordaram banhadas em sangue, pela força da penetração e algumas agredidas de verdade. Só que uma adolescente identificou um deles e o grupo foi preso. Ainda assim, os demais homens da colônia atribuíram os ferimentos das mulheres a um delírio coletivo, o que provocou a revolta entre as mulheres. O que não se fala no filme é que mesmo depois de presos, os estupros continuaram e alguns homens dessa comunidade inclusive drogavam e faziam sexo não consentido com meninos também.
  • O motivo pelo qual o papel de August tem tanto destaque é porque no livro ele é o narrador, enquanto no filme, quem narra os acontecimentos é a adolescente Autje, que faz parte do grupo de mulheres. A diretora Sarah Polley disse em entrevista que para o filme ela mudou a narradora para que houvesse mais empatia por parte do público feminino.
  • Durante todo o período de filmagens, as atrizes não puderam se maquiar e não poderiam aparar seus pelos.
  • Apenas Claire Foy precisou de maquiagem: ela teve que colocar mais pelos em sua sobrancelha, pois mesmo naturais, pareciam muito modernas para serem retratadas nessa comunidade.
  • Na cena do carro do censo, a música que ele toca é “Daydream Believer” pela manda The Monkees, pois a letra falar sobre um despertar feminino. Já no livro a música que o carro toca é “California Dreamin’ ” pela banda the Mamas and the Papas.

Ficha Técnica:

Elenco:
Rooney Mara
Jessie Buckley
Claire Foy
Frances McDormand
Ben Whishaw
Judith Ivey
Emily Mitchell
Kate Hallett
Liv McNeil
Sheila McCarthy
Michelle McLeod
Kira Guloien
Shayla Brown
Vivien Endicott Douglas
August Winter
Nathaniel McParland
Will Bowes

Direção:
Sarah Polley

História e Roteiro:
Sarah Polley

Produção:
Dede Gardner
Jeremy Kleiner
Frances McDormand

Fotografia:
Luc Montpellier

Trilha Sonora:
Hildur Guðnadóttir

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram