Filme daquele subgênero que geralmente se coloca como terror ou suspense “homem versus natureza”, onde Zac Efron de “Ricky Stanicky” é um homem que chega a uma cidade árida em busca de um trabalho num garimpo.
No meio do caminho em pleno deserto, ele e o motorista contratado (Anthony Hayes de “Cargo” que também dirige o filme) encontram casualmente uma imensa reserva de ouro, mas um deles deve ficar guardando o ouro por alguns dias enquanto o outro vai em busca de uma escavadeira, sendo que um desconfia do outro.
É o personagem de Efron fica no deserto com pouca água e comida e precisa sobreviver às intempéries do tempo, até que o motorista volte.
Poderíamos dividir a narrativa em duas partes: uma razoavelmente boa que é a batalha de sobrevivência do protagonista e a outra que é ruim e previsível sobre a trama de ambição que envolvem os dois personagens.
Quando está última se consolida como o motor propulsor que faz o protagonista escolher guardar o ouro, praticamente “entrega o ouro” (sem trocadilhos) de como será o desfecho. Inclusive na parte onde surge um terceiro e misterioso personagem, fica claro como o final vai se desenrolar. Isso já mata metade do prazer de acompanhar a trama.
Zac Efron faz tudo direitinho e seu personagem convence bem, bem como o de Hayes, seu parceiro de tela, além do que a tensão provocada pelo angustiante clima também desempenha um papel relevante, mas os obstáculos também são previsíveis e nada originais (ok, não deveriam ser mesmo) e traz pouquíssima coisa original, inclusive um clímax que envolve uma tempestade é forçado, transformando nosso herói no cara mais azarado do mundo.
“Deserto do Ouro” é chato, previsível e sem originalidade por mais que Zac Efron consiga um bom desempenho.
Curiosidades:
- Havia tantas tempestades de areia reais que quase não se conseguia filmar em determinados dias. Algumas tomadas foram de tempestades reais.
- Apesar do filme parecer se passar em algum lugar do oriente, ele foi filmado na Austrália. Inclusive a cobra que aparece no filme é nativa de lá.
Ficha Técnica:
Elenco:
Zac Efron
Anthony Hayes
Susie Porter
Direção:
Anthony Hayes
História e Roteiro:
Anthony Hayes
Polly Smyth
Produção:
Anthony Hayes
John Schwarz
Michael Schwarz
Fotografia:
Ross Giardina
Trilha Sonora:
Antony Partos