Um dos poucos filmes daminha vida – senão o único – que quando terminou, achei que tivesse perdido alguma coisa. Algo do tipo “piscou, dançou”. Pesquisei e confirmei que eu estava correto: o filme terminou sem terminar. Mesmo que haja uma continuação, já queimaram feio a largada.
Se há alguns anos uma distribuidora trouxe uma série de filmes russos de terror de qualidade pra lá de duvidosa, desde o ano passado, outra distribuidora (nesse caso a Paris Filmes) vem trazendo filmes de terror espanhol que até são melhores, mas que vão do mediano ou ruim, como por exemplo o bonzinho “A Chorona” e o ruinzinho “13 Exorcismos”.
Em “Primeira Comunhão”, a jovem Sara (Carla Campra de “Todos Já Sabem”) é nova numa pequena comunidade e quando sai com seus amigos, encontram uma boneca no meio do mato, a qual guarda uma maldição e todos passam a sofrer com ela.
Mesmo sendo bem clichê, a premissa não era ruim. O diretor Victor Garcia de “Retorno à Casa da Colina” não soube engrenar sustos decentes, batendo numa mesma tecla sempre – a da menina morta que leva os personagens mentalmente para um lugar misterioso – e ainda faz com que o espectador não entenda o objetivo da tal entidade, muito menos a maneira que ela mata ou deveria matar.
A falta de efeitos especiais não ajuda as edições ou ângulos de câmera só acertam de vez em quando, deixando o visual no geral muito escuro, ou melhor, escuro do tipo ruim, onde fica difícil de perceber algumas nuances do que acontece em tela.
O terceiro ato tem aquela reviravolta igualzinha a diversos outros exemplares do gênero, mas nada se compara com o desfecho: é como se a história simplesmente parasse e os créditos começassem a correr, deixando boa parte do público perplexa e descrente do que acabou de ver.
“Primeira Comunhão” destrói no final, o pouco que desenvolveu no início, dando uma sensação de revolta que espírito nenhum pode abrandar.
Ficha Técnica:
Elenco:
Carla Campra
Aina Quiñones
Marc Soler
Carlos Oviedo
Olimpia Roch
Maria Molins
Xavi Lite
Anna Alarcón
Victor Solé
Sara Roch
Daniel Rived
Jacob Torres
Manel Barceló
Mercè Llorens
Claudia Riera
Mariona Lucas
Andrea Carrión Samaniego
Direção:
Víctor Garcia
História e Roteiro:
Guillem Clua
Víctor Garcia
Alberto Marini
Produção:
Mercedes Gamero
Edmon Roch
Fotografia:
José Luis Bernal
Trilha Sonora:
Marc Timón