Enquanto Penélope Cruz é reconhecida no cinema americano, em território de língua espanhola, ela é rainha.
Ela contracenou recentemente com os grandes Antonio Banderas e Oscar Martínez em “Concorrência Oficial” e pouco antes desse filme, fez o mesmo com o mestre Ricardo Darín e Javier Bardem (seu marido desde 2010) nesse drama com pitadas de suspense.
No meio de uma festa de casamento em família, celebrada num povoado na Espanha, a filha de Laura (Cruz) é raptada, fato que vai desestruturar toda a família, incluindo a revelação de alguns segredos que podem ou não conter a chave para o desaparecimento.
O que mais chama atenção é que, apesar da trama transcorrer em torno de um desaparecimento, sua essência é dramática. A dinâmica entre os personagens da família e os agregados são ótimas, tendo uma boa introdução para aprofundarmos em seus personagens, que são muitos, sem que fiquemos confusos com suas funções na história.
Darín (“Neve Negra”) é o marido de Laura, numa atuação contida e honesta, enquanto Bardem (“Sonhos de Uma Vida”) é um dos trabalhadores que comprou suas terras da família de Laura e que há muitos anos também foi um namorado, o que logicamente é o cerne de vários conflitos.
Bardem é o grande destaque ao lado de Cruz, pois seu personagem tem uma imensa complexidade dado seu passado e situação atual, o que no desenvolvimento da narrativa, fica ainda mais delicado.
O premiado diretor Asghar Farhadi consegue dar um ritmo bastante natural à sequencia de eventos, sem uma trilha sonora que fique guiando o espectador frente a tensão, mas quase como um aspecto documental no sentido em que as câmeras se postassem meramente para gravar algo que estivesse acontecendo de verdade.
O último ato talvez seja mais impactante, menos pela descoberta dos autores do crime e mais pelas consequências dramáticas dentro e fora da grande família e até mesmo por aquelas que acontecem depois que o filme termina. Cabe dizer que a cena final sem nenhum dos três protagonistas diz muito sem quase emitir som.
“Todos Já Sabem” e drama raiz com ótimas interpretações e condução, longe de clichês do gênero e com um desfecho que subverte as expectativas.
Ficha Técnica:
Elenco:
Penélope Cruz
Javier Bardem
Ricardo Darín
Eduard Fernández
Bárbara Lennie
Inma Cuesta
Elvira Mínguez
Ramón Barea
Carla Campra
Sara Sálamo
Roger Casamajor
José Ángel Egido
Sergio Castellanos
Iván Chavero
Tomás del Estal
Direção:
Asghar Farhadi
Roteiro:
Asghar Farhadi
Produção:
Álvaro Longoria
Alexandre Mallet-Guy
Fotografia:
José Luis Alcaine
Trilha Sonora:
Javier Limón