É lógico que quem estava esperando um novo “Prenda-me se for Capaz” (aquele do Leonardo Di Caprio e Tom Hanks) vai se decepcionar. Como a esmagadora maioria dos filmes brasileiros, esse é mais um daqueles dramas pessoas. Com a diferença de que foi muito bem feito. Ah sim, tem outra diferença: Wagner Moura.
Provando ser camaleônico, ele se despe totalmente do Coronel Nascimento da saga “Tropa de Elite” para viver Marcelo, um rapaz infantilizado cujo sonho é ser aviador, profissão de seu ausente pai. Abandonando sua mãe para ir atrás de seu sonho, descobre que possui um dom nato para imitações, o que faz ele entrar para um time de traficantes, até se passar por um dos donos da Gol.
Baseado é no livro “Vips – Histórias Reais de um Mentiroso“, de Mariana Caltabiano, e do documentário homônimo, Toniko Melo, estreando como diretor solo, concebeu uma narrativa coesa, saiu dos enquadramentos novelescos e manteve um bom ritmo com poucas oscilações. A trama inicial do relacionamento de Marcelo com o pai lembra muito “Prenda-me se for Capaz“, mas as coincidências não vão muito além.
O maior trunfo de Melo, entretanto, foi deixar Wagner Moura dar um show. E literalmente se contarmos que ele interpretou Renato Russo, de quem o personagem é fã. Ele consegue interpretar vários de seus personagens fictícios, mas conservando a essência de Marcelo. O melhor do arco da história está no desfecho da relação paterna que, de certa forma, surpreende.
No mais um bom destaque para Gisele Fróes que interpreta a mãe de Marcelo e que dá subsídio para que o público tenha mais afinidade com o personagem. Finalmente a curiosidade é o reencontro, mesmo que rápido com o “Cabo 02” Milhem Cortaz, além da última cena com a participação do BOPE, velho conhecido de Moura. Esta inclusive pode desapontar quem esperava mais continuidade, mas não tira o fato de “Vips” ser uma produção que conseguiu ser comercial sem ser apelativa, o que, no cenário brasileiro, anda raro esses dias.
Ficha Técnica
Elenco:
Wagner Moura
Gisele Fróes
Juliano Cazarré
Jorge D’Elia
Norival Rizzo
Roger Golbeth
Arieta Corrêa
Milhem Cortaz
Amaury Jr.
Direção:
Toniko Melo
Produção:
Fernando Meirelles
Paulo Morelli
Bel Berlinck
Fotografia:
Mauro Pinheiro Jr.
Trilha Sonora:
Antonio Pinto