As distribuidoras brasileiras parecem gostar muito de Liam Neeson, principalmente na sua persona de herói de filme de ação, que povoa 90% da sua cinebiografia atual. Entretanto, parece que deixaram escapar “Na Mira do Perigo”, feito logo antes de “Missão Resgate”, esse sim presente nos cinemas brasileiros.
Quando a gente usa a expressão filme de ação, deveria haver umas aspas, pois já na idade de Neeson, a ação é relativa, onde se mistura um pouco de drama para caber nas suas limitações como ator e, obviamente, ser humano. Coisa que já se nota há alguns anos, onde os realizadores trocaram a ação desenfreada por uma ação mais comedida. A partir daí, colocam uma série de clichês. Aliás, a história aqui é um grande clichê de vários filmes análogos que já vimos antes. Mas há honestidade e uma boa execução que permite que seja verossímil dentro do possível.
Mãe e filho atravessam a fronteira do México para fugir do cartel e acabam parando nas terras do desiludido Jim (Neeson). Ele então promete à mãe que vai levar seu filho para um lugar seguro em Chicago enquanto os traficantes fazem uma perseguição implacável.
O maior êxito do filme foi trocar a ação exagerada por um ciclo de aproximação entre Jim e o garoto (nada que não vimos em outros filmes parecidos) e que aqui funciona muito bem. A ação que tem é construída em cima da tensão do jogo de gato e rato que também se mostra com um pé na realidade, até seu desfecho onde o roteiro encontra boas saídas, mesmo que seja para repetir cenas previsíveis.
Neeson está no seu modo “herói com humanidade e vulnerabilidade”, enquanto a estonteante Katheryn Winnick (“Polar”) cumpre tabela como sua afilhada e delegada de polícia.
“Na Mira do Perigo” pode até ser mais do mesmo e desnecessário, mas esse sim pelo menos agrada aos fãs do protagonista sem manchar sua reputação.
Curiosidades:
– O filme em que Jim e o menino assistem no hotel é “A Marca da Força” de 1968 com Clint Eastwood. O diretor Robert Lorenz trabalhou muitos anos como produtor dos filmes de Eastwood e essa foi sua forma de prestar uma homenagem.
– Quando Sarah (Katheryn Winnick) diz para Jim “Ele vai te achar e ele vai te matar” ela está fazendo uma piada interna com a icônica frase que Liam Neeson fala em “Busca Implacável”.
– Jim atira o rifle com os dois olhos abertos. É uma técnica avançada que só militares treinados sabem fazer. E ele é um Mariner, então está consistente.
– A atriz Amber Midthunder faz uma ponta como atendente da loja de conveniência. Neeson gostou tanto da performance dela que a indicou para o papel que ela pegou em “Missão Resgate”.
Ficha Técnica
Elenco:
Liam Neeson
Katheryn Winnick
Juan Pablo Raba
Jacob Perez
Amber Midthunder
Harry Maldonado
Teresa Ruiz
Alfredo Quiroz
Sean A. Rosales
Jose Vasquez
Antonio Leyba
Dylan Kenin
Luce Rains
Ann Barrett Richards
Yediel Quiles
Christian Hicks
Direção:
Robert Lorenz
Produção:
Tai Duncan
Eric Gold
Warren Goz
Robert Lorenz
Mark Williams
Fotografia:
Mark Patten
Trilha Sonora:
Sean Callery