Esse pode até não ter sido o pior filme de Nicolas Cage – até porque seu anterior, “Reféns” que está no Top 10 piores filmes de 2011 pelo Cinecríticas é um páreo muito duro – mas sem dúvida é um dos mais constrangedores.
Gritando “caça-níqueis” desde o primeiro segundo de exibição, a história sem pé, nem cabeça, nem corpo fala sobre um garoto que é filho do diabo, aquele que transformou Johnny Blaze (Cage) no Motoqueiro Fantasma. E então o nosso herói tem que resgatar o garoto antes que ele se transforme no anti-Cristo. Falar mais sobre a sinopse seria desperdiçar caracteres.
A dupla de diretores Mark Neveldine e Brian Taylor de “Adrenalina 2” (pra vocês sentirem o drama) quis repetir os cortes transloucados e uma atmosfera indie que em certas produções até funcionam, mas que aqui foi de uma incompetência de proporções continentais.
Edições chulas, seqüências construídas de forma totalmente equivocada e um roteiro que transforma um dos heróis mais sombrios do mundo Marvel em uma piada. E se ele é uma piada, seu intérprete, Nicolas Cage, é o próprio comediante de stand up, só que péssimo. A cena em que ele interroga um personagem (diga-se de passagem, cena desnecessária) e ameaça se transformar na caveira de fogo é de uma mediocridade tão grande que Cage não deve querer ver o que fez nem pra promover o filme. Aliás, o roteiro é cheio de piadinhas sem a mínima graça que afunda ainda mais o que já se encontra no limite da paródia.
Até Ciarán Hinds que costuma atuar em obras dignas como o sensacional “A Vida Durante a Guerra” parece ter sido muito bem pago pra esse mico como o vilão.
“Motoqueiro Fantasma 2 – Espírito de Vingança” se firma desde já como um dos maiores exemplos de vergonha alheia do cinema. E se cortassem toda a gordura desnecessária que seus realizadores enxertaram para o filme chegar aos absurdos 95 minutos, ficaria só o osso. Como o personagem principal.
Ficha Técnica
Elenco:
Nicolas Cage
Violante Placido
Ciarán Hinds
Idris Elba
Johnny Whitworth
Fergus Riordan
Spencer Wilding
Sorin Tofan
Jacek Koman
Anthony Head
Cristian Iacob
Christopher Lambert
Direção:
Mark Neveldine
Brian Taylor
Produção:
Ashok Amritraj
Ari Arad
Avi Arad
Michael De Luca
Steven Paul
Fotografia:
Brandon Trost
Trilha Sonora:
David Sardy